05Nov
É Preciso avaliar qual método é mais eficaz. Sepultamento ou cremação?

Qual devo escolher: sepultamento ou cremação?

Quando ocorre o falecimento de um ente querido, uma das principais preocupações é: o que fazer com o corpo? Muitas das pessoas deixam instruções ainda em vida, seja com detalhes ou não. Acontece que muitas não o fazem, e suas famílias ficam em dúvida de como devem prosseguir. Se devem realizar sepultamento ou cremação. Algumas ainda têm dúvida sobre qual a diferença entre os diferentes tratamentos e encaminhamentos possíveis do corpo.

Neste artigo esclarecemos a diferença entre a escolha do sepultamento ou cremação, para que você não tenha mais dúvidas. E te ajudamos a escolher um destino. Continue lendo!

Diferenças entre sepultamento e cremação

Sepultamento

O sepultamento consiste, resumidamente, em colocar o corpo sob a terra. É o ato de enterrar em um local específico e reservado para esse fim, como uma cova. Apesar disso, hoje existe uma tendência de sepultamento acima do solo, os chamados cemitérios verticais.
Nesses processos, os corpos são acomodados e mantidos em espaços específicos, seja sob o solo ou em gavetas. Geralmente com identificação. Desse modo, quem quiser terá a possibilidade de visitá-lo.
É importante, também, não confundir enterro com sepultamento. Os conceitos são diferentes, apesar de serem costumeiramente usados como sinônimo.

Cremação

A cremação consiste em resumir o corpo às cinzas. O processo em si pode ter o tempo variado em horas, dependendo do tipo corporal e temperatura do forno. Para realizá-la, é preciso apresentar algumas documentações, incluindo a autorização de um parente do falecido.
Depois do processo crematório, as possibilidades de disposição das cinzas são inúmeras. Dependendo de fatores, como estilo de vida e sonhos, a pessoa que porta as cinzas pode escolher diferentes destinos. Por exemplo:

  • armazenar as cinzas numa urna consigo; 
  • jogar as cinzas no mar ou numa área que significasse algo para a pessoa; 
  • um lugar o qual a pessoa tinha o desejo de visitar;
  • espalhar em diferentes lugares; 
  • entre outros. 

Qual devo escolher: sepultamento ou cremação?

O processo de escolha entre sepultamento ou cremação deve levar em conta muitos aspectos, tais como:

1- Desejo da pessoa em vida

Esse tópico deve ser levado em conta caso o falecido já tenha deixado esclarecido seus desejos em vida. Caso contrário, a decisão deve ser tomada seguindo outros fatores.

2- Crença religiosa e cultura

Diferentes religiões têm diferentes crenças. A religião católica, por exemplo, até os anos 1960, condenava a cremação. Por outro lado, o budismo e o hinduísmo acham o processo o ideal. Eles acreditam que, dessa forma, a alma da pessoa é purificada e liberta.

A mesma coisa acontece em relação ao sepultamento, que divide opiniões entre culturas e religiões. No judaísmo, por exemplo, acredita-se que o velamento do corpo deve acontecer o mais rápido possível. Até o processo ser cumprido, a alma do morto não estará em repouso. 

Algumas culturas possuem um velório demorado, que contam com conversas entre os conhecidos e até festas. Outras um velório mais curto, que serve apenas para uma breve despedida do falecido. 

3- Custo

Hoje, geralmente, o custo da cremação é menor. Enquanto no caso do sepultamento é preciso pagar pela manutenção do corpo no local alugado, a cremação não exige o custo.
Na maioria das vezes, o sepultamento é antecedido por uma cerimônia. Mesmo que possa ter-se o mesmo na cremação, é mais comum ela acontecer no sepultamento. A cerimônia também é um custo.

4- Visitas

Em alguns casos, é preciso pensar em como será após o fim do processo. Muitas pessoas gostam de visitar seus parentes de forma frequente em cemitérios, o que não acontece caso opte pela cremação. Muitas famílias preferem não só pensar no ente falecido, mas no que permanece vivo também.

5- Impacto ambiental

Hoje, muitos indivíduos vêm questionando, além de todos os fatos anteriores, também sobre o meio ambiente. Acontece que, sem fiscalização e cuidados, o coveiro pode fazer a cova a uma distância não recomendada do lençol freático. Por isso, muitas pessoas optam pela cremação, que é menos prejudicial ao planeta. A questão ambiental é um fator que impacta na decisão de “sepultamento ou cremação?”.

A morte e o que vem depois, sendo em relação à alma ou ao corpo, são assuntos considerados tabu. Porém, devem ser discutidos. É importante decidir e avisar, deixando claro às pessoas mais próximas sobre seus desejos pós-morte. Ou seja, se deseja o sepultamento ou cremação. Assim, em um momento tão delicado e de luto para seus entes queridos, será menos uma preocupação. 

Conte com os serviços da Funerária Santa Casa 24h! 

A Funerária Santa Casa 24h ajuda você em um dos momentos mais difíceis da sua vida. Nós cuidamos de tudo. Entre em contato e garanta uma assistência funerária de qualidade! 

Este artigo lhe foi útil? Leia outros no nosso blog! Veja algumas sugestões: 

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags