30Nov
processo de cremação

Entenda como funciona o processo de cremação

O processo de cremação é um dos mais antigos praticados pelo homem. Por volta de 1.000 a.C., por exemplo, os gregos cremavam seus cadáveres em rituais fúnebres e enviavam suas cinzas para os familiares. No Brasil, a prática é realizada desde meados dos anos 70, quando o primeiro crematório foi fundado em São Paulo.

A partir disso, a técnica funerária se popularizou e, hoje, cerca de 5% dos brasileiros são cremados no país. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas ao escolher este método por não saber como ele realmente funciona. Por isso, a Funerária Santa Casa 24h preparou este artigo para que você entenda as etapas do procedimento. Leia mais, a seguir.

Conheça as etapas do processo de cremação de corpos

1- Lei

A primeira informação que você deve ter conhecimento é sobre a legislação sobre o processo de cremação no Brasil. De acordo com a lei brasileira, os restos mortais de uma pessoa somente podem ser levados à cremação, no mínimo, 24 horas após o óbito. Antes desse período, a execução do processo é proibida.

2- Autorização

leis do processo de cremação

Antes de iniciar o processo de cremação de fato, é necessário que os familiares responsáveis pelo procedimento cumpram alguns pré-requisitos. Eles devem ter posse da certidão de óbito do falecido e de uma permissão emitida pelo médico legista. No caso de morte violenta, o atestado de óbito deve ser assinado por 2 médicos, depois de autorizado pela autoridade judiciária.

3- Cerimônia

Depois do velório tradicional, o caixão é fechado e levado para o local onde será feita a cerimônia de cremação. Ali, os parentes e amigos prestam a última homenagem ao falecido. Ao final da cerimônia, o caixão desce por um elevador, em uma alusão ao sepultamento, até à sala do forno. A cerimônia termina nesse instante, porém o processo de cremação propriamente dito pode ser feito horas ou dias depois.

4- Congelamento

No subsolo, existe a chamada câmara fria, local onde o corpo é mantido resfriado em geladeira até ser cremado. O tempo mínimo de espera é de 24 horas a partir da data do óbito para que o corpo possa ser cremado. O falecido pode permanecer congelado a 4ºC dentro da câmara por, no máximo, até 30 dias. Esse período compreende a contestação judicial ou verificação de erros médicos, se houver.

5- Cremação

curiosidades sobre o processo de cremação

Após a fase do congelamento, o corpo é levado para o forno crematório, ainda com suas roupas e dentro do caixão. Entretanto, antes de iniciar o processo de cremação, é necessário que seja previamente removido o marca-passo do falecido, se houver. O dispositivo pode explodir dentro da câmara e causar prejuízos ao incinerador e aos profissionais responsáveis pela cremação. As alças de metal do caixão também devem ser retiradas antes de o objeto ir ao forno.

Dentro da câmara de cremação, o corpo é submetido ao calor extremo das chamas diretas, em uma temperatura máxima aproximada de 1.200ºC. O processo de cremação dura, em média, entre 1 hora e meia e 3 horas. Nesse período, o corpo fica na câmara primária, onde é feita sua queima e, depois, passa para a câmara secundária, responsável pela eliminação dos odores.

6- Cinzas

o que fazer com as cinzas do processo de cremação?

Após todo o período de queima dentro do forno, o corpo é carbonizado e o cadáver é reduzido a restos de esqueletos. Alguns pedaços de ossos restantes são triturados e transformados em um pó fino e uniforme — as cinzas. A família escolhe o tipo de urna que deseja para depositar as cinzas do falecido. Elas podem, inclusive, ser biodegradáveis ou hidrossolúveis em água doce ou salgada.

As cinzas pesam entre 1 a 3 kg, dependendo das dimensões e características do corpo cremado. Elas podem ser divididas entre os membros da família ou podem ser enterradas, despejadas no mar ou guardadas. Em geral, as pessoas optam por espalhar as cinzas em um local que a pessoa falecida gostava. É uma forma de prestar uma última homenagem ao falecido e atender a um desejo especial. As cinzas também podem ser destinadas a um papel ecológico. Por exemplo, com as bio urnas, é possível plantar uma árvore.

Agora você conseguiu entender como o processo de cremação é feito? Além de ser mais simples que o sepultamento, a prática também é ecológica, pois não ocupa terrenos ou contamina os solos. Portanto, se você procura por cremação no Rio de Janeiro, pode contar com a Funerária Santa Casa 24h! Somos uma empresa de assistência funerária que presta serviços de funeral, translado e cremação de corpos.

Nossa equipe é humanizada e totalmente dedicada para oferecer máximo conforto aos familiares, pois cuidamos de todos os detalhes. Atendemos no Crematório do Caju e no Crematório Memorial do Carmo 24 horas com toda a atenção que você precisa. Inclusive, conheça mais sobre os diferentes planos funerários que oferecemos e suas vantagens. Entre em contato conosco por meio dos telefones (21) 3247-4699 ou e saiba mais sobre os nossos serviços.

Compartilhe:

Posts Recentes