02Mar
Veja o que é tanatopraxia

Preparação de cadáver: o que é tanatopraxia?

Você sabe o que é tanatopraxia? É provável que você tenha tido algum contato com esse serviço ao longo da vida, mesmo que o nome técnico não seja tão conhecido. O conceito abrange os procedimentos de preparação do cadáver antes do funeral, com o intuito de garantir uma aparência agradável para seus familiares no momento mais difícil. Leia este artigo até o final para saber mais!

Saiba tudo sobre o que é tanatopraxia

Conceito

A tanatopraxia é o procedimento de conservação do corpo após o seu falecimento. Esse procedimento tem como principal objetivo retardar o processo de decomposição natural do corpo por meio de higienização, necromaquiagem e aplicação de produtos químicos. Essa ação é feita em clínicas de preparação de cadáveres e tornou-se serviço básico em todas as funerárias.
Surgimento

Você sabe o que é tanatopraxia, mas, agora, deve estar pensando: quando essa técnica começou a ser utilizada? Bom, estima-se que a tanatopraxia exista desde a pré-história, mas na época ela era denominada como embalsamento. O termo atual surgiu durante a Guerra Civil, entre 1861 e 1865. Desde então, a prática foi adotada por diversos países como Estados Unidos, França e Itália. A tanatopraxia chegou ao Brasil no início dos anos 90.

Funcionamento

Após descobrir o que é tanatopraxia, vamos entender como ela funciona. O primeiro passo é a incisão de 4 centímetros na região cervical ou femoral corpo com um bisturi. Através do corte, é injetado um fluido à base de formol, álcool, glicerina e outras substâncias, expulsando o sangue pela veia jugular. Essa etapa devolve a coloração da pele, fazendo com que ela pareça mais saudável aos olhos.

Depois desse processo, inicia-se a necromaquiagem. Ela consiste em limpar, conservar e reconstruir o corpo do cadáver com cosméticos e técnicas de maquiagem. Junto a ela, existem as etapas finais: lavagem, vestimenta e adição de algodão para tampar nariz e boca. Tudo para deixar o semblante do falecido o mais tranquilo possível, como se ele estivesse “apenas dormindo”!

Vantagens

Após entender o que é tanatopraxia, onde ela surgiu e como ela funciona, chegou a hora de falar das suas vantagens.

A primeira delas, é claro, é a restauração da imagem do falecido. A cor natural do indivíduo, bem como as condições da pele são mantidas em perfeito estado. Ademais, reconstrói a aparência do cadáver em situações extremas, como acidentes. Com a tanatopraxia, é possível esconder todas as fissuras, cortes, hematomas, cicatrizes e demais imperfeições.

Além de melhorar a estética do falecido, o serviço tem um importante papel sanitário. A tanatopraxia não permite o derrame de líquidos tóxicos, impedindo a contaminação por doenças no solo e em seres humanos. Desse modo, garante a segurança dos familiares durante o contato com o cadáver no último adeus e ainda contribui para a preservação do solo.

Agora você já sabe o que é tanatopraxia e sabe a importância dela para a última homenagem ao seu ente querido. Sendo assim, contar com uma funerária no Rio de Janeiro que preste esse serviço com excelência é essencial! Conte com a Funerária Santa Casa 24h. Somos a melhor opção da cidade em termos de assistência funerária de qualidade, com atenção e comprometimento. Oferecemos cremação, traslado e planos funerários para toda a sua família. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Se você gostou deste artigo, não pode perder os conteúdos do nosso blog! Lá, nós já falamos sobre o que é exumação, como é feita a necropsia, como funciona o processo de cremação e muito mais. Confira!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags