02Dez
Pessoa é flagrado ao jogar cinzas no mar

Homenagem ao ente querido: jogar cinzas no mar é um ato especial!

Após a cremação do corpo de um ente querido, a seguinte dúvida permeia a cabeça dos seus familiares: afinal, o que fazer com as cinzas? Muitas ideias simbólicas podem eternizar a memória do falecido e tornar este momento tão difícil em uma ocasião especial. Nesse contexto, uma dos rituais mais tradicionais é jogar cinzas no mar. Saiba tudo sobre esse tipo de cerimônia, a seguir.

Saiba como funciona o ritual de jogar cinzas no mar

Surgimento

O costume de jogar cinzas no mar surgiu da necessidade de destinar os restos mortais do falecido em um local especial. A partir disso, muitas famílias começaram a executar o rito funeral como uma alternativa ao tradicional sepultamento. O ato de lançar as cinzas em alto-mar recebeu muitos adeptos e, hoje, é um dos rituais fúnebres mais realizados no Brasil.

Simbolismo

A peculiaridade do ritual se deve ao fato do simbolismo que o ato carrega. Há familiares que optam por jogar cinzas no mar como uma forma de homenagear seu ente querido que tinha apreço pelas águas. Outros expressam a ideia de infinito que o oceano traz à vida, como se o falecido continuasse existindo na imensidão azul.

Urna

Uma das maiores preocupações em jogar cinzas no mar é em relação ao impacto que essa atitude pode causar ao meio ambiente. Para diminuir os possíveis riscos de contaminação dos lençóis freáticos, são oferecidas urnas fabricadas em material hidrossolúvel.

Desse modo, é possível retirar as cinzas da urna e pulverizá-las diretamente no mar. Ou, até mesmo, despejar a caixa específica fechada sobre as águas. Após alguns minutos flutuando, a urna afunda e se dissolve no mar.

Cerimônia

A cerimônia de jogar cinzas no mar dura, em média, de 40 minutos a 1 hora. O transporte marítimo da família pode ser feito em lanchas ou barcos. Há empresas especializadas que oferecem embarcações com capacidade de 8, 12 ou 14 pessoas, de acordo com a necessidade de cada família.

Além disso, o serviço pode incluir a disposição da urna no fundo do mar com um geolocalizador. Ao final do ritual, os familiares recebem o comprovativo da localização onde foram despejados os restos mortais do falecido.

Cremação

Agora que você sabe tudo sobre o ritual de jogar cinzas no mar, é necessário saber onde realizar a cremação de corpos. O serviço é realizado pela Funerária Santa Casa 24h mediante os seguintes documentos:

  • documento de identificação do falecido;
  • certidão de óbito com assinatura de dois médicos diferentes;
  • documento de identificação do familiar.

Ademais, cuidamos de todas as etapas desse momento tão delicado, desde a remoção do obituado até a execução da cremação em si. Para saber mais sobre o processo de cremação, acesse o link e leia nosso artigo.

Gostou do conteúdo? Então, não perca as postagens do nosso blog! Confira nossos últimos artigos: diferenças culturais para a morte, como é feita a necropsia e dicas de filmes que retratam a morte.

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags