05Nov
Vemos velas e flores. Conheça curiosidades de diferentes rituais fúnebres pelo mundo!

Rituais fúnebres pelo mundo: conheça 5 curiosidades!

Você sabia que cada cultura encara a morte com uma visão diferente? Pode parecer estranho para nós brasileiros, que lidamos com a despedida de forma triste e dolorosa. Porém, o falecimento pode ser encarado com leveza e motivo de festa em outros países. No artigo de hoje, a Funerária Santa Casa 24h explica como funciona os rituais fúnebres pelo mundo. Continue a leitura!

Entenda como funciona os rituais fúnebres pelo mundo!

1- Brasil

Dentre as curiosidades sobre os rituais fúnebres pelo mundo, iniciaremos falando do Brasil. Para nós, brasileiros, é comum encarar a morte como um sentimento de tristeza e melancolia. Além disso, o processo de enterro costuma ser rápido e resolvido em até 2 dias. Veja alguns costumes rotineiros no funeral brasileiro:

  • levar coroa de flores para o túmulo;
  • usar preto para representar o luto;
  • realizar a missa de sétimo dia após uma semana da morte.

2- México

O México é a cultura que enxerga a morte de maneira diferente em comparação aos demais rituais fúnebres pelo mundo. Isto é, o país costuma festejar o falecimento do ente querido. Isso mesmo, essa celebração pode ser comparada ao Carnaval aqui no Brasil e ao Halloween nos EUA. Confira mais curiosidades:

  • La Catrina — caveiras mexicanas coloridas representam a morte no país;
  • as crianças já estão habituadas a essa situação;
  • existem doces típicos para celebrar a morte;
  • é comum a exumação no Dia de Finados.

3- Japão

O velório oriental costuma ser um pouco mais demorado porque possui várias etapas. Em outras palavras, no Japão é comum que os próprios familiares prepararem o corpo para o funeral. Ou seja, eles dispensam o auxílio de um tanatopraxia. Com isso, a conservação do cadáver é feita por meio de sacos de gelo. Além disso, é comum a cremação no país. Porém, toda a parentela, inclusive crianças, são autorizados a estarem presentes na sala de incineração. Feito isso, eles também são responsáveis por recolher os ossos e as cinzas do ente querido.

4- África

O funeral africano também possui suas peculiaridades quando comparado a outros rituais fúnebres pelo mundo. A explicação se dá porque na África, o velório é comemorado como se fosse uma festa de casamento. Pensando nisso, é recorrente que toda a comunidade dance e festeje durante os rituais de despedida.

Por conseguinte, a cultura do país também envolve extravagâncias, banquetes e roupas caríssimas no momento do enterro.

5- Alemanha

Fechando nossa lista de curiosidade sobre os rituais fúnebres pelo mundo, temos a Alemanha. Diferente do Brasil, lá na Alemanha o funeral pode demorar cerca de 1 mês para acontecer. Isso acontece porque o processo de despedida no país é bastante lento. Sendo assim, na tradição alemã, são enviados cartões de condolências para todos os amigos e familiares solicitando ajuda para custear o funeral.
Após essa etapa do sepultamento, acontece um encontro chamando Leichenschamaus — banquete do cadáver. Nesse caso, o evento consiste em reunir pessoas próximas em um restaurante para refletir e pensar no familiar que se foi. Além disso, é considerado um ato desrespeitoso, ser convidado e não comparecer a esse encontro.

Conheça a Funerária Santa Casa 24h!

Somos referência em assistência funerária no Rio de Janeiro. Oferecemos plano funerário com cobertura completa incluindo cremação e translado de corpo. Contamos uma equipe atenciosa para te ajudar nesse momento tão difícil. Entre em contato conosco!

Gostou de saber as curiosidades sobre os rituais fúnebres pelo mundo? Aproveita a visita e confira outros temas relevantes em nosso blog. Lá já falamos sobre séries que abordam o luto, como organizar um funeral e muito mais!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags