05Fev
Caixão com flores o que é exumação

Descubra o que é exumação e todas as informações importantes sobre o assunto!

Você já se perguntou o que é exumação de cadáver? Está se aproximando a data de realizar o procedimento com um ente querido que partiu? A Funerária Santa Casa 24H preparou este artigo explicando melhor o assunto. Nosso objetivo é clarear sua mente em relação ao processo natural e requerido com alguns corpos depois de sepultados. Atente-se ao que vamos explicar a seguir e tire suas dúvidas!

O que é exumação de cadáver?

Para quem se pergunta sobre o que é exumação, a explicação inicial é bem simples: trata-se da retirada dos restos mortais do caixão após determinado tempo. Em outros países o ato é considerado um grave pecado. Já no Brasil, deve ser feito, na maioria das vezes, a partir de 3 anos do falecimento. O objetivo é dar espaço no cemitério ou, em alguns casos, desvendar uma morte mal explicada.

Como explicar? Existem profissionais que analisam cabelos, manchas de sangue, tumores calcificados, ossos, unhas, útero e até dentes na busca por resquícios da causa da morte. Isso porque as fraturas, alteração no tamanho, resquícios de substâncias químicas e outras evidências podem ser encontradas durante o exame.

Quando fazer?

Se não tiver nenhuma ordem judicial, deve ocorrer a partir de três anos do falecimento. Os motivos são variados: superlotação do cemitério, mudança de cova ou cemitério, etc. Em sepulturas perpétuas, a família fica encarregada de solicitar a exumação.

Burocracia

Existe uma documentação necessária a ser resolvida. Agora que já sabe o que é exumação na prática, chegou a hora de anotar a burocracia envolvida. O cemitério inicialmente abre requerimento, que é seguido da entrega de documentos. São eles: certidão de óbito, RG e CPF que comprovem familiaridade. A secretaria que cuida o assunto na cidade dá a autorização necessária.

Destinos

Além de casos restritos de investigações policiais, naturalmente os corpos são exumados com o tempo. Agora, é preciso escolher o destino! Famílias podem escolher entre engavetar os restos mortais ou então cremá-los. Para ambos os casos, existe uma legislação vigente que deve ser respeitada pela família e o cemitério. É indicado que haja o auxílio de uma assistência funerária.

Cuidados

Saber o que é exumação na teoria é mais fácil do que na prática. O processo pode trazer de volta lembranças no luto e, automaticamente, mexer no emocional. Portanto, o parente responsável por resolver a documentação precisa ter condicionamento e estabilidade emocional para isso!

Contrate uma assistência funerária desde já!

Desde a vida, ter uma assistência funerária em mente não é mórbido, e sim um cuidado com você mesmo! Para todos os casos, conte com a Funerária Santa Casa 24H. Oferecemos assistência funerária, auxílio na hora da cremação, planos funerários, traslado e outros. Entre em contato conosco!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags