01Ago
Vela e rosa branca fazem parte do processo para organizar o funeral

Quer saber como organizar o funeral? Confira esse artigo!

Despedir-se do ente querido é uma das fases mais complicadas após a morte. Por isso, é aconselhável que um familiar responsável fique encarregado de organizar o funeral. É interessante, ainda, que ele estude sobre como fazê-lo. Dessa maneira, é possível evitar falhas no processo.

Nesse sentido, a Funerária Santa Casa 24h apresentou o passo a passo de como preparar o velório do falecido. Quer entender o processo? Confira ao longo deste artigo!

Confira os 5 passos para organizar o funeral!

1- Considere as preferências do falecido

Antes de organizar o funeral é importante levar em conta as preferências do falecido. Você precisa respeitar as vontades dele e tomar as decisões de acordo com seus gostos pessoais em vida! Se o desejo dele era a cremação, faça isso. Se fosse sepultamento, siga essa linha de raciocínio. Tente pensar sempre no que ele desejaria.

2- Separe a documentação

Mesmo sendo uma das partes mais difíceis e chatas em organizar o funeral, arranjar e separar os documentos do falecido é essencial. Apenas com eles será possível liberar o corpo para a cerimônia. Entre os papéis obrigatórios estão:

  • declaração de óbito;
  • certidão de nascimento;
  • RG e CPF.

3- Escolha uma funerária

Depois de escolher entre cremação e sepultamento, além de separar os documentos necessários, é hora de escolher uma funerária. Esse é um dos passos mais importantes quando o assunto é organizar o funeral.

A empresa escolhida será a responsável por continuar o processo de emissão da Certidão de Óbito e da Guia de Sepultamento, depois de obterem a Declaração. Também auxiliarão no traslado do corpo.

Além disso, a funerária também pode facilitar e ajudar na escolha do tipo de urna, ornamentação, local da cerimônia do velório, entre outros. Ela servirá para tornar esse momento difícil um pouco mais confortável para a família.

4- Avise amigos e familiares

Agora que você já tem tudo encaminhado e está no final do processo de organizar o funeral, entre em contato com os amigos e familiares. Avise sobre o falecimento do ente querido e os informe sobre a data e hora da cerimônia.

Para fazer isso, você pode ligar ou usar as redes sociais, caso o falecido tenha conhecido um grande número de pessoas ao longo da vida. O importante é que todos que ele gostava estejam presentes no velório.

5- Prepare as homenagens

O último passo para organizar o funeral é preparar as homenagens, que servem de despedidas finais. Essa é uma das formas mais bonitas de dar adeus a alguém especial. As homenagens ajudam a ressignificar o momento de despedida e transformá-lo em algo bonito. Veja algumas ideias para homenagear o falecido no funeral:

  • discursos sobre a pessoa em vida;
  • apresentação de fotos da pessoa falecida com suas músicas favoritas;
  • compra e disposição de suas flores preferidas;
  • chuva de pétalas;
  • canto de pássaros;
  • entre outros.

Confie em uma assistência funerária!

Precisa de ajuda para organizar o funeral? Conte com a Funerária Santa Casa 24h! Somos uma assistência funerária apta a ajudar nas decisões e burocracias envolvidas neste processo. Contar com um auxílio profissional é a melhor opção para diminuir o estresse nesse momento. Entre em contato e contrate nossos serviços funerários!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags