06Ago
urna para cinzas

Conheça 6 tipos de urna para cinzas e suas indicações

A urna para cinzas é um recipiente próprio para depositar os restos mortais oriundos do processo de cremação. Após ser entregue à família, a urna cinerária pode ter diferentes destinos, de acordo com a vontade do falecido e dos parentes. Inclusive, existem vários tipos de urnas, fabricadas com diversos materiais e formatos, para todas as preferências. Neste artigo, separamos os principais modelos que você deve conhecer. Confira!

Saiba mais sobre os 6 tipos de urna para cinzas

1) Metal ou aço inoxidável

A urna para cinzas fabricada em metal ou aço inoxidável é a mais durável entre todas as que serão apresentadas aqui. A longevidade e o alto padrão de qualidade são os principais benefícios deste recipiente! Além disso, ele pode ficar exposto ao tempo, sem sofrer qualquer tipo de variação no seu material. Logo, pode ser acomodado tanto em ambientes internos quanto externos, mantendo sua forma intacta.

2) Madeira

A urna de madeira é uma das mais conhecidas. Ela possui um toque de rusticidade e elegância que agrada muitos familiares. Inclusive, pode ser encontrada em diversos modelos e personalizações. Entretanto, exige cuidados especiais em relação à sua exposição ao tempo, já que a madeira não é tão resistente às variações climáticas. Nesse caso, o ideal é optar por aquelas que possuem tratamento com verniz marítimo.

3) Bronze

A urna para cinzas produzida em bronze é ideal para ficar dentro de casa, como um item decorativo. O material nobre não deve ser exposto ao clima, pois pode enferrujar. Ou seja, ela deve ser mantida somente dentro de locais fechados para preservar sua durabilidade.

4) Pedras

A urna para cinzas também pode ser feita de pedras. Geralmente, ela é confeccionada em mármore ou granito, mas também pode ser encontrada em outros tipos. Este modelo tem forte apelo estético, sendo ótimo para ser exposto no jardim de casa, podendo até mesmo ser enterrado.

5) Biodegradável

A urna 100% biodegradável une funcionalidade e sustentabilidade. Ela é composta por duas partes: uma para as cinzas e a outra para as sementes. A ideia é fazer com que os restos mortais sirvam como adubo para germinar uma árvore e, assim, perpetuar o ciclo da vida. Basta plantar a urna no solo para que o processo de decomposição comece, dando origem a uma nova vida!

6) Hidrossolúvel

Este tipo de urna para cinzas é indicada para quem deseja lançar os restos mortais do ente querido ao mar. Ou, até mesmo, em rios e lagos. Em geral, o recipiente hidrossolúvel é feito com argila crua, sendo forrado internamente com folhas de bananeira. Quando em contato com a água, esse material se dissolve e permite que as cinzas se espalhem pelo local. E, o melhor: não agride o meio ambiente!

Conte com a Funerária Santa Casa 24h!

Está procurando algum tipo de urna para cinzas? Conte com a excelência da Funerária Santa Casa 24h! Oferecemos assistência funerária completa para você e sua família nos momentos mais difíceis. Atendemos diversos cemitérios e crematórios do Rio de Janeiro e cuidamos de todos os detalhes da documentação e dos processos fúnebres. Entre em contato conosco pelo nosso site ou fale com nossa central de atendimento 24 horas através do telefone (21) 3247-4699.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre cremação e outros processos fúnebres? Acompanhe o nosso blog! Lá, já falamos sobre o que fazer com as cinzas da cremação, jogar cinzas no mar, documentos necessários para cremação e muito mais. Confira!

 

Compartilhe:

Posts Recentes