03Set
dicas de filmes sobre morte

Dicas de filmes que retratam a morte: ideais para reflexão!

Quem nunca buscou nos filmes uma forma de pensar sobre a vida? O mesmo processo acontece quando o assunto é a morte. Mesmo sendo tabu para muitas pessoas, esse momento é esperado e intransferível. Por isso, a arte se coloca na posição de criar debates e reflexões durante e depois do luto. A Funerária Santa Casa 24h separou 10 dicas de filmes que retratam a morte. Anote as dicas e nos conte o que achou!

10 dicas de filmes para refletir sobre a morte

Casal de idosos assistindo dicas de filmes para refletir sobre a morte

1 – O Quarto do Filho

A história de um psicanalista que mora na Itália. Após momentos de uma vida tranquila entre trabalho e família, uma tragédia interrompe o percurso. Para atender a uma emergência, o profissional não vai à praia com o filho e, na tentativa de lazer, agora sem o pai, o rapaz morre afogado. O filme fala sobre remorso, uma das fases do luto.

2 – Elsa & Fred

Dentre as dicas de filmes, este retrata a vida de uma mulher idosa que vive sozinha. Elsa, a protagonista, se envolve em um pequeno acidente e quebra os faróis do carro da filha de seu novo vizinho, Fred. Nessa briga de reparo de erros, eles se aproximam e passam a viver com as diferenças um do outro. Entretanto, uma história triste acompanha a vida de Elsa e toda a relação.

3 – Para Sempre Alice

Uma renomada professora de linguística começa a esquecer as palavras e a se perder por Nova York. Então, Alice é diagnosticada com Mal de Alzheimer. Com a doença, toda a família precisa criar força para lidar com a situação. O filme mostra a relação de Alice com o marido se fragilizando e com a filha, aproximando.

4 – A Partida

A quarta entre as dicas de filmes traz a vida de um jovem que acaba se ser eliminado da orquestra onde tocava violoncelo. Decidido a voltar para a cidade natal com a esposa, o primeiro emprego possível é de coveiro. Seu principal trabalho é cuidar da cerimônia de lavagem e vestimenta dos falecidos para que as almas caminhem para outro mundo. Nas metáforas passadas, o protagonista age como se fosse o porteiro entre céu e Terra. Mesmo sendo desprezado por todos, é com a morte que ele entende o sentido da vida.

5 – Sete Minutos Depois da Meia Noite

Conor é um pré-adolescente de 13 anos que sofre bullying e se sente invisível. Com pai ausente, avó nada afetiva e mãe em fase terminal do câncer, o jovem sonha, todas as noites, com uma árvore monstro. Com ela, ele entende lições sobre a vida e perda de quem amamos.

6 – Mar Adentro

Após sofrer um acidente na adolescência, Ramón Sampedro fica tetraplégico e preso a uma cama. O filme traz a história real do pescador espanhol que luta judicialmente pelo direito de dar um fim à própria vida. Foram 28 anos deitado na cama, sendo chamado até de “a cabeça sem corpo” devido às limitações. O processo na justiça trouxe críticas da igreja, família e sociedade.

7 – Amor

Dicas de filmes que ajudam a refletir sobre a morte, na verdade, falam mais sobre a vida. Amor, do original Amour, cinema francês, acompanha um casal de idosos. Quando Anne, a esposa, sofre um derrame, somos convidados a acompanhar um corpo se degenerando de forma gradual.

8 – Be Here Now

Documentário sobre a trajetória do ator Andy Whitfield ao descobrir um câncer. Com detalhes sobre esse processo delicado, o filme traz entrevistas inéditas e reflexões sobre a vida. O ator decidiu viver a vida de forma plena e a registrou antes que viesse a falecer, em 2011.

9 – Orações para Bobby

A dica nove dentre as dez dicas de filmes, traz a história da devota cristã Mary, que cria os filhos a partir do embasamento presbiteriano. Quando Bobby, um de seus filhos, abre o coração ao irmão mais velho sobre sua sexualidade, a família se transforma. Sem concordar com a homossexualidade de Bobby, Mary vê em Deus a chance de cura para o filho. Por outro lado, o rapaz entra cada vez mais em um quadro depressivo até decidir sair de casa.

10 – Já Estou com Saudades

Duas melhores amigas da infância viveram momentos importantes da vida uma da outra. Uma casou e teve filhos, a outra, optou por uma vida pacata com o marido. Quando uma delas também consegue engravidar, a outra descobre um câncer de mama e a necessidade de quimioterapia. O filme mostra o apoio da amiga e família nesse processo tão delicado.

mulheres chorado após assistir filmes sobre a morte

Pensar em assistência funeral é importante?

As dicas de filmes supracitadas não objetivam proporcionar momentos tristes e intensificá-los. Refletir sobre a vida e morte é, sim, de grande importância. Você não precisa realizar a reflexão durante as primeiras fases do luto, mas em um momento poderá ajudar. Além disso, para evitar transtornos com o falecimento de um ente ou até para se precaver e garantir que a sua passagem será digna em todos os momentos, conte com planos de uma assistência funerária.

Conte com a Funerária Santa Casa 24h. Somos uma funerária no Rio de Janeiro com serviços essenciais. Leia em nosso blog, artigos sobre medo da morte, coroa de flores e sua origem, cemitério vertical e muito mais. Entre em contato conosco!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags