03Jun
mulher jogando cinzas da cremação ao mar

O que fazer com as cinzas da cremação?

As buscas por crematórios no Rio de Janeiro (e em todo Brasil) crescem cada vez mais. Hoje em dia, são muitos adeptos ao serviço. Com isso, para quem fica, ou seja, a família, aumenta uma grande dúvida. Afinal, o que fazer com as cinzas da cremação do ente querido? Qual destino é o mais vantajoso e, ao mesmo tempo, respeitoso? Para suprir essa necessidade, existem muitas formas de cuidar das cinzas e prestar homenagem. Separamos as principais e você confere ao longo deste artigo.

Cinzas da cremação: lindas ideias de atitudes

Ideias para cinzas da cremação

Transformar em joia

Você não leu errado. As cinzas da cremação podem, sim, ajudar no processo de construção de uma joia. Uma empresa estrangeira usa carbono da cremação para criação de diamantes. O resultado pode inclusive se tornar um anel a permanecer com você em homenagem ao ente. Logo, logo a novidade se estabiliza no Brasil de forma acessível.

Plantar uma árvore

Se preocupar com o meio ambiente é uma demanda antiga e muito forte nos tempos atuais. Isso porque nossas próprias ações destroem aquilo que há de mais necessário para nossa própria sobrevivência. Após o falecimento, a pessoa ainda pode continuar contribuindo para o meio ambiente. As cinzas da cremação podem ser depositadas em urnas biodegradáveis e, então, receber muda, terra e adubo.

Obra de arte

Propor a um artista que incorpore as cinzas da cremação em suas obras de arte é uma linda homenagem. Misturadas a tintas e outros materiais, as cinzas ilustram esculturas, quadros e desenhos. Pode ser uma linda forma de eternizar o ente querido por meio de expressões artísticas.

Ampulheta

Você já pensou em armazenar as cinzas da cremação em ampulhetas? Elas marcam o tempo e podem representar uma metáfora sobre a vida. Com isso, é possível decorar ambientes na intenção de homenagear quem não está mais entre nós. Hoje em dia, são esses formatos diferenciados que chamam mais atenção.

Jogar ao mar

Uma das maneiras mais tradicionais após a cremação é jogar as cinzas ao mar. Geralmente, isso acontece para respeitar o amor da pessoa falecida pelo mar. Além de representar liberdade pelas águas do grande oceano. Existem urnas hidrossolúveis que levam as cinzas da cremação para as profundezas da água e depois se dissolve. Ainda há o método clássico que é espalhar, literalmente, pelo mar, sem arremessar a urna.

Urna personalizada

Para manter as cinzas da cremação em exibição na própria casa ou outro lugar especial, as urnas personalizadas são ideais. Escolha por cor, formato e textura que mais combine com a personalidade da pessoa falecida. Esta é uma excelente forma de guardar as cinzas e pode ficar, como dito anteriormente, na própria casa ou em outro lugar especial. Além, é claro, de um espaço no cemitério exclusivo para as urnas.

Mandar para o espaço

Parece ficção científica, mas está cada vez mais próximo da realidade entre os países. Lógico, o serviço exige um investimento financeiro um pouco distante das condições de muitos brasileiros. Todavia, é algo a se pensar para as suas cinzas, por exemplo. Por que não? Algumas empresas já estão enviando urnas com cinzas em um foguete específico. Profissionais da astrologia, astronomia e ficção científica combinam com a homenagem.

Espalhar pela natureza

Ao cremar um corpo, as cinzas da cremação podem se tornar a última forma de homenagear o ente falecido. Se nenhuma das formas anteriores agradarem, ainda existe a opção de espalhar pela natureza. Esse serviço é oferecido por alguns cemitérios e empresas específicas e tem que estar previamente autorizado pela família.

Como funciona a cremação?

Processo das cinzas da cremação

O processo de cremação é um dos primeiros na história do homem na Terra. Hoje, existem órgãos regulamentadores que cuidam do processo para que seja realizado de forma respeitosa e ética. Depois do velório tradicional, o caixão é levado à sala do forno. O processo só pode ser realizado a partir de 24 horas da data do óbito. Agora que já conhece os principais destinos para cinzas da cremação, ainda em nosso blog você pode se aprofundar no serviço. Em nosso artigo sobre o processo, linkado acima, você confere todos os detalhes.

Só uma assistência funerária de qualidade pode oferecer as melhores soluções para cremação no rj. Conte com a Funerária Santa Casa 24h! Prestamos serviços para a correta realização de um funeral, bem como para o translado e cremação do corpo. Fornecemos atendimento no Crematório do Caju e Crematório Memorial do Carmo. Entre em contato por meio dos telefones (21) 3247-4699 para conhecer nossos planos funerários.

 

Compartilhe:

Posts Recentes