Qual a importância do jazigo familiar? Entenda nesse artigo!

Importância do jazigo familiar

Aqui no blog da Funerária Santa Casa 24h, já falamos sobre jazigo temporário e perpétuo. Entretanto, outra categoria também se faz presente neste assunto! Pensando nisso, com o objetivo de deixar o conteúdo mais completo para você, preparamos este artigo sobre a importância do jazigo familiar. Nós temos o compromisso de te ajudar a reduzir transtornos no momento da perda de um familiar. Continue a leitura para entender mais!

Importância do jazigo familiar: você precisa conhecê-la!

O jazigo familiar é caracterizado por um espaço delimitado em cemitérios onde membros da mesma família poderão ser enterrados. Deste modo, no local podem ser posicionados caixões, urnas funerárias e caixas com o resto de ossadas. Sendo assim, não está atrelado apenas ao sepultamento, como muitas pessoas pensam que esteja.

Por isso, a importância do jazigo familiar consiste em garantir que membros de uma mesma família fiquem juntos. Este critério é compreendido como uma das principais vantagens proporcionadas por este modelo.

Como funciona um jazigo familiar?

O funcionamento de um jazigo familiar segue uma série de restrições. Estas podem ser de origem física, em função do espaço disponível, ou burocráticas, quando se relacionam às regras do cemitério. Com isso, valores de pagamento e manutenção, por exemplo, podem ser variados. Contudo, devem ser firmados durante a contratação.

Depois que o local tenha sido comprado, a titularidade poderá ser transferida para outros familiares em caso de morte do dono. Ou seja, detém origem perpétua.

No mais, quando o jazigo familiar fica com capacidade máxima, deverá ser feita a exumação de um familiar para que outro seja colocado no local.

Por que ter um jazigo familiar?

Depois de conhecer a importância do jazigo familiar, saber as razões que levam a adquirir este patrimônio se torna fundamental. Separamos algumas na sequência. Veja!

1- Proteção

Sem dúvida, outro quesito muito presente na importância do jazigo familiar é a proteção. A morte não avisa a hora de chegada, ela apenas vem. Por conta desse fator, ter como lidar com situações imprevistas é uma boa escolha.

A proteção do jazigo familiar garante que seu ente querido seja enterrado com tranquilidade, tendo em vista que o ambiente é próprio para isso.

2- Menos burocracia

Tendo em vista que o jazigo familiar é um local reservado e custeado pela família, menor burocracia é uma consequência de tê-lo.

Devido a esse fator, a família deverá acionar a assistência funerária para agilizar a documentação com a certeza de que o local do enterro já estará separado.

Depois que a morte é declarada, ter o jazigo familiar assegura maior praticidade para o planejamento do funeral.

3- Economia

Como o próprio ditado popular diz: “é melhor prevenir do que remediar”. Isso é, a antecedência também é uma boa forma de gerar economia dentro do longo prazo. Afinal, serão dispensadas negociações que são comuns após o registro de falecimento.

Assim, você e sua família mantêm as condições financeiras estáveis após a morte de um ente querido.

Escolha quem oferece o melhor cuidado no momento de dor!

Gostou de ter conhecido sobre os aspectos que giram em torno da importância do jazigo familiar? A Funerária Santa Casa 24h presta serviço de assistência funerária em diversos cemitérios do RJ.
Entre em contato com a nossa equipe para saber mais informações sobre os planos que disponibilizamos.

Aproveite para ler mais artigos como este em nosso blog. Encontre:

Compartilhe: