Aqui no blog da Funerária Santa Casa 24h já fizemos um artigo explicando o que é jazigo. Resumindo, nada mais é do que o local do cemitério onde será enterrada a urna mortuária, ou seja, o caixão. No momento de adquiri-lo, você irá se deparar com duas opções: jazigo perpétuo e jazigo temporário. Ficou em dúvida sobre qual escolher? Continue lendo este artigo para entender a diferença entre eles e identificar o mais adequado para você!
Afinal, o que é jazigo perpétuo?
O jazigo perpétuo é o local que acomoda o cadáver para sempre. Sendo assim, não há necessidade de retirar os restos mortais dali depois de um determinado período.
O jazigo perpétuo é aquele que fica disponível para o proprietário em tempo vitalício. Em outras palavras, poderá ser utilizado pelo titular e todos os seus descendentes durante toda a vida daquele que o adquire.
Após a morte do titular, a titularidade do jazigo perpétuo deve ser transferida para seus sucessores. Ao comprar um jazigo desse tipo, o proprietário recebe o Título de Concessão Perpétua de Uso de Jazigo. Além disso, ele deverá pagar uma taxa de manutenção para administração e conservação da infraestrutura do cemitério.
Vantagens
- Uso vitalício do titular;
- pode ser utilizado por toda a família;
- oferece mais segurança;
- é possível comprar um jazigo de uso futuro;
- atendimento funerário completo;
- não há necessidade de esperar por vagas em cemitérios públicos.
E jazigo temporário?
Como o próprio nome já sugere, o jazigo temporário é aquele onde o cadáver ficará enterrado somente por um certo tempo. Geralmente, o corpo permanece sepultado de 3 a 5 anos. Mas, isso varia de acordo com cada funerária.
Após esse período, o cadáver deverá ser exumado. Ou seja, os restos mortais serão retirados da sepultura para dar espaço a outros corpos nos cemitérios.
Vantagens
A única vantagem relevante do jazigo temporário é que ele é mais econômico que o perpétuo.
Qual jazigo devo escolher?
Para quem busca por economia, o jazigo temporário é o mais indicado. O valor da sua aquisição é bem mais baixo quando comparado às sepulturas de titularidade eterna. Bom, pelo menos em curto prazo. Para remover os restos mortais, é cobrada uma taxa de exumação, além do valor já pago pela compra do jazigo.
Em contrapartida, não podemos negar o fato de que o jazigo perpétuo traz mais segurança para toda a família. Desse modo, ele é o ideal para quem busca suporte e tranquilidade em um momento difícil, como a perda de um ente querido.
Apesar de ser uma posse perpétua, é possível perder o jazigo perpétuo se algumas regras não forem seguidas. Por exemplo: inadimplência da taxa de manutenção, abandono físico e ausência de transferência do direito de uso. Todos esses fatores podem gerar a perda do jazigo perpétuo. Portanto, se você for adquirir esse modelo, fique atento!
Ainda tem dúvidas?
Se você ainda não decidiu se adquire um jazigo perpétuo ou temporário, ligue para a Funerária Santa Casa 24h! Aqui, podemos auxiliar você a tomar a melhor decisão para as suas reais necessidades. Atendemos 24 horas pelo telefone (21) 3247-4699. Entre em contato conosco!
Se você quer saber mais sobre assuntos relacionados, visite o nosso blog! Lá, já falamos sobre as diferenças entre cemitério público e particular, sepultamento e enterro, vantagens da assistência funeral familiar, tanatopraxia e muito mais. Acesse e confira!