05Jul
mulher de braços abertos celebrando a importância de ser grato

Entenda a importância de ser grato por momentos bons!

A morte precoce de um ente querido pode dar início a um momento muito desesperador em sua vida. Contudo, se desesperar não é a melhor das opções. Recomendamos que você tire um tempo para concentrar sua energia em você e, assim, reconhecer a importância de ser grato. Neste artigo, veja os benefícios da prática da gratidão para superar a dor. Agradeça pelos momentos bons!

Qual é a importância de ser grato?

De acordo com o dicionário, a gratidão é o “reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou benefícios”. Ou seja, trata-se de um agradecimento.

Desse modo, depois de perder uma pessoa muito querida, recomendamos que você ajuste seu olhar não para os momentos que deixaram de viver, mas sim para aqueles onde puderam ser felizes juntos. Abra espaço para a renovação da energia capaz de provocar memórias boas em sua mente.

Portanto, a importância de ser grato está contida no ato de doar seus pensamentos ao agradecimento. Como consequência, isso pode te ajudar a superar o luto de uma maneira mais suave. Além disso, a expressão da gratidão também traz benefícios ao corpo e à mente por torná-los saudáveis. Falaremos sobre eles na sequência.

5 benefícios da gratidão comprovados pela ciência

A importância de ser grato é comprovada pela ciência. Cada vez mais os estudos científicos têm mostrados benefícios na renovação de energia e outros quesitos de pessoas gratas. Confira-os!

1- Gera sentido à vida!

A gratidão tem o poder de melhorar seu convívio social. Por conta disso, se você se sente cabisbaixo ou sem direção para continuar vivendo, mantê-la constante no seu dia a dia pode ser uma válvula de escape.

2- Promove alegria

A tristeza formada pela partida de uma pessoa especial pode ser capaz de lhe deixar por um tempo distante de sua alegria. No entanto, quando você decide praticar a gratidão pode ser capaz de recuperá-la sem que isso pareça algo ruim.

Nessa medida, ser alegre significa reconhecer que é possível continuar vivendo. Logo, a importância de ser grato também está contida na promoção do seu bem-estar.

3- Melhora a saúde física

De acordo com um estudo publicado em 2015, pessoas gratas apresentavam melhores níveis de biomarcadores inflamatórios relacionados à saúde cardíaca. Ademais, melhorias na qualidade do sono, menor sensação de fadiga e aumento do bom humor também foram diagnosticados nas pessoas que fizeram o exercício da gratidão.

4- A gratidão é benéfica para a saúde mental

Expressar gratidão é um modo simples para poder se sentir melhor. Isso pode ser dito na medida em que ela estimula escolhas mais saudáveis que são capazes de lhe conceder maior grau de satisfação. Portanto, é uma forma de renovar seus pensamentos.

5- Protege contra a depressão

Por fim, o conjunto de pensamentos bons e a manutenção da condição saudável do corpo é capaz de te proteger contra a depressão. A gratidão é capaz de trazer mais experiências e estados emocionais positivos para a sua vida.

Conte com a Funerária Santa Casa 24h nos momentos difíceis!

Gostou de entender a importância da gratidão? A Funerária Santa Casa 24h oferece assistência completa nos momentos mais difíceis. Entre em contato conosco para saber mais informações sobre planos e serviços funerários que oferecemos!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags