21Maio
Na imagem vemos uma pessoa tendo que lidar com a morte precoce. Veja como fazer isso!

Como lidar com a morte precoce de pessoas especiais?

Lidar com a morte precoce de pessoas ou familiares próximos é um processo bastante complexo. Nesse sentido, as mortes repentinas e o contexto do óbito tende a influenciar durante esse momento de luto. Podemos citar o exemplo de perda de um filho, marido/esposa jovem (viuvez precoce) ou em acidentes fatais. Esses fatores dificultam o processo do luto porque não esperamos perder alguém que amamos de forma trágica. Diferentemente da partida de pessoas mais idosas ou pacientes de doenças terminais, já que nos preparamos para esse momento. No artigo de hoje, a Funerária Santa Casa 24h ensina como lidar com a morte precoce. Continue a leitura!

Aprenda a lidar com a morte precoce de pessoas queridas!

1- Não se culpe

Para lidar com a morte precoce é preciso administrar o sentimento de culpa. Após perder um ente querido, é comum vivenciar a “Síndrome do Sobrevivente” — sensação de culpa/remorso, como se pudesse evitar a morte daquele que já se foi. Porém, isso é um abalo psicológico de auto sabotagem que dificulta no processo de superação da morte.

2- Aprenda a lidar com sentimentos

Raiva, tristeza, negação, culpa, descrença, ansiedade e, até mesmo, doenças físicas podem surgir nesses momento delicado. A partir disso, é necessário autoconhecimento para lidar com a morte precoce e com a mistura de sentimentos. Assim, tente retomar a vida aos poucos.

3- Busque atividades prazerosas

Uma válvula de escape para lidar com a morte precoce é buscar por atividades e hobbies que possam distrair a mente e aliviar a saudade. Seja como for, atividades ao ar livre e entrar em contato com a natureza são boas opções para exteriorizar todo o sentimento guardado para si nesse período de dor.

4- Procure ajuda profissional

O período para lidar com a morte precoce é de aproximadamente 1 ano, porém esse tempo varia de acordo com cada pessoa. Em casos mais severos, se o luto for a longo prazo, quando surgir outros indícios de incapacidade para seguir a vida, o recomendado é procurar ajuda profissional por meio de sessões de terapia.

Sinta-se acolhido pela Funerária Santa Casa 24h

O passo a passo descrito aqui sobre como lidar com a morte precoce é uma opção para não alimentar o sentimento de culpa e manter a lembrança viva do ente querido em nossa memória. A Funerária Santa Casa 24h oferece serviços de cremação, translado de corpo, assistência e planos funerários.

Entre em contato conosco ou ligue para nossa Central de Atendimento (21) 3247-4699!

Aproveite a visita e continue acompanhando o blog da Funerária Santa Casa 24h!

 

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags