20Jan
Curiosidade: saiba como ocorre o funeral japonês!

Curiosidade: saiba como ocorre o funeral japonês!

Já sentiu curiosidade para saber como funcionam os costumes em outros países? No México, por exemplo, há uma celebração no dia dos mortos. Mas, você conhece outros rituais? Neste artigo, nós vamos te apresentar ao funeral japonês. Continue lendo e conheça as etapas que essa cultura pratica!

Ritos no Japão: veja como ocorre o funeral japonês!

Após a morte de um parente, antigamente era comum que a família fizesse a preparação do corpo. Isto é, higienizando o cadáver e trocando a roupa. Hoje em dia, essa etapa é realizada pelo hospital onde ocorreu a morte ou por agentes funerários e inclui a necromaquiagem.

Após a lavagem e vestimenta, o corpo é envolto com gelo seco para aumentar o tempo de conservação. No país não há o costume de realizar o embalsamamento. O falecido permanece durante aproximadamente um dia na casa da família, para poderem se despedir. Depois disso, inicia-se oficialmente o funeral japonês!

Otsuya

Parecida com o ritual fúnebre do velório brasileiro, o Otsuya é uma cerimônia comum no japão. Depois que a família se despede do falecido em casa, o corpo é transferido para o altar da família ou um necrotério. Ele é trasladado já no caixão.

Quando o cadáver chega ao local escolhido, amigos, parentes e as demais pessoas presentes acendem incensos na frente do altar. É comum que rezem nesse momento. Após essa parte, um monge budista canta sutras, enquanto parentes e amigos acendem incensos. Durante o ritual, o corpo fica disposto em um caixão.

Ososhiki

Ao fim da Otsuya, o funeral japonês continua com o Ososhiki. Nessa etapa do ritual, ocorre a cremação do corpo, processo comum de ser utilizado no país. Para isso, a família é conduzida à uma pequena sala privativa, onde aguardam enquanto o cadáver é posto na incineradora.

Ao fim do processo, que dura cerca de uma hora e meia, a família recolhe os ossos que restaram do corpo. Para isso, utilizam-se de hashis. Geralmente, começam pela parte do pé e seguem para a cabeça. Posteriormente, eles depositam esses fragmentos em uma urna especial. Os restos mortais podem ser divididos entre os membros da família.

Okoden: costume que ocorre durante o funeral japonês

Enquanto a família está no cômodo de cremação, ocorre o Okoden. Esse é um costume do Japão no qual os amigos do falecido são encaminhados para outra sala, separada da cremação. Nela, há comidas e bebidas para eles poderem esperar. É costume no país que, nesse momento, os conhecidos deixem envelopes com dinheiro. A quantia arrecadada é utilizada para pagar a cerimônia.

Conheça a Funerária Santa Casa 24h!

Já conhece a Funerária Santa Casa 24h? Somos uma funerária no Rio de Janeiro. Nosso trabalho é ajudar com os trâmites legais e contatar o cemitério de escolha quando houver uma perda. Oferecemos a assistência e planos funerários. Assim, você consegue se preparar e não ter altos custos quando houver o falecimento do familiar coberto. Interessado em evitar dores de cabeça? Entre em contato! 

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags