06Nov
As etapas de fabricação de caixão pode tornar esses materiais de cores diferentes, como é possível ver na imagem.

Conheça as etapas do processo da fabricação de caixão

O caixão, também conhecido como urna funerária, é um recipiente feito exclusivamente para transportar e sepultar falecidos. O artefato deve ser resistente e impermeável, além de conter um material absorvente em seu interior para acondicionar os restos humanos. A complexidade da produção desses objetos é evidente. Portanto, separamos, neste artigo, algumas informações sobre o processo de fabricação de caixão. Veja, a seguir.

Etapas da fabricação de caixão

1- Extração da matéria-prima

Antes de mais nada, o processo de fabricação de caixão se inicia na extração da matéria-prima. Em geral, o artefato inteiro é produzido a partir da madeira pinus, uma espécie de pinheiro.
As árvores são plantadas no sítio das fábricas de urnas funerárias, ou seja, não são retiradas diretamente das florestas. Em média, demora 15 anos para que a árvore que servirá de matéria-prima chegue ao diâmetro desejado para a confecção dos caixões.

2- Secagem da madeira

A madeira não pode ser usada úmida na fabricação de caixão. Portanto, deve passar por um processo intenso de secagem dentro de caldeiras que dura, aproximadamente, 36 horas. Dentro desse “forno de madeira”, as tábuas são submetidas a uma temperatura de 60ºC. A ideia é evaporar a umidade da tábua, até que ela chegue na média de 10% a 13%.

3- Recorte dos nós

O nó é um pequeno círculo na superfície da madeira que identifica o local onde nasce o galho na árvore. Para fabricar os caixões, é necessário retirar todos os nós de todas as tábuas, pois nessa região a madeira fica mais frágil, sendo suscetível a buracos.

4- Ornamentação da madeira

Após essas etapas, a madeira é cortada e ornamentada de diversas formas. Alguns pedaços são colados na lateral, enquanto outros são desenhados em diferentes formatos. Para isso, existe uma máquina chamada bordadeira, um rolo compressor que carimba as tábuas com os padrões predefinidos.

5- Montagem da urna

Esta fase da fabricação de caixão resume-se à montagem do artefato. Cada peça recebe uma mão de cola e, em seguida, é colocada em uma prensa para formar o modelo da urna. As tábuas são grampeadas e os reforços de MDF são fixados. Por fim, o fundo do caixão é instalado acima da estrutura.

6- Últimos detalhes

Dentro de uma cabine, o caixão recebe uma pintura com tinta e verniz. Em seguida, as alças e os varões são aparafusados, assim como a sobretampa. Após tudo isso, é aplicado verniz para um melhor acabamento.

Agora que você sabe como ocorre a fabricação de caixão, não tenha dúvidas! A Funerária Santa Casa 24h oferece o melhor serviço funerário do RJ, com direito a caixões de diferentes modelos para você escolher. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Você também pode continuar navegando pelo nosso site! Em nosso blog, abordamos assuntos interessantes. Leia nossos últimos artigos:

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags