23Maio
como lidam com a morte na Índia

Curiosidade: descubra como tratam a morte na Índia!

Já teve curiosidade de entender a morte, o que vem depois dela e o que outras culturas pensam sobre isso? Tudo é muito diferente em outros países e, ainda mais, quando se trata de religião. Assim, também se torna interessante compreender isso. A fim de te ajudar a sanar essa curiosidade, a Funerária Santa Casa 24h preparou este artigo. Aqui, falamos sobre a morte na Índia, no que acreditam após a morte e como ocorrem os ritos funerários. 

Quer saber mais sobre a cultura desse país e sua religião principal? Continue lendo e confira!

Como tratam a morte na Índia?

Em geral, a forma como uma população vê a morte baseia-se na religião predominante do local. Por isso, quando falamos sobre a morte na Índia, devemos falar sobre o pensamento do hinduísmo sobre a ocorrência. Basicamente, nesta religião, acredita-se na reencarnação. Segundo ela, a alma volta várias vezes à vida até se libertar, completando várias e várias vezes o ciclo de nascimento, morte e renascimento. Essa é a crença principal, que guia todos os rituais fúnebres que praticam. 

Sendo assim, para os hindus, a cremação é obrigatória. Se o corpo não for de uma criança abaixo de cinco anos, esse procedimento costuma ser executado, a fim de libertar a alma do corpo, para que, assim, inicie um novo ciclo. É considerado um estado de libertação. Por isso, não é tratado como um momento totalmente triste, mas com festa.

Rituais

Além da cremação, existem outros rituais comuns nessa religião . Isto é, que ajudam a alma a se desprender do corpo e contribuem para uma jornada mais tranquila, garantindo a efetividade dos processos realizados. Conheça alguns deles abaixo!

Limpeza festiva

Um dos rituais funerários que os hindus praticam é a “limpeza festiva”. Trata-se de um procedimento realizado logo antes da cremação, após o falecimento, em que o corpo do falecido é lavado. Depois de limpo, ainda é untado, com óleo e pasta de sândalo, e vestido com boas roupas, como se fosse a uma festa. As mulheres costumam ser penteadas e os homens barbeados.

Varanasi e Rio Ganges

Além da limpeza, ainda existem outras práticas comuns acerca da morte na Índia. Após um falecimento, nas escadarias da cidade de Varanasi, é comum ver fogueiras ardendo durante todo o dia. 

Acontece que ela fica perto do conhecido Rio Ganges. A população do país acredita que suas águas são sagradas e promovem a limpeza dos pecados. Por isso, também são usadas durante as cerimônias funerárias e religiosas. Segundo eles, ajuda no processo de purificação da alma para a futura reencarnação.

Funerária Santa Casa 24h: fale conosco!

Este artigo te ajudou a sanar a curiosidade sobre como tratam a morte na Índia? Se você chegou até este artigo porque perdeu alguém recentemente, a Funerária Santa Casa 24h pode te auxiliar ainda mais. Somos uma funerária no Rio de Janeiro e oferecemos um serviço completo de assistência funeral. Incluímos desde a liberação do corpo e traslado até a ornamentação e locação de capela para a cerimônia de despedida. Ajudamos com processos burocráticos, e no que for necessário.

Está precisando desse tipo de assistência? Então, entre já em contato e conte-nos como podemos ajudar!

Compartilhe:

Posts Recentes