Você sabe o que são jazigos? Esses são espaços reservados para sepultamento, que podem ter uma, duas ou mais gavetas destinadas aos caixões. Alguns modelos ainda contam com ossários. Além disso, são divididos por outras categorias, como: temporários, perpétuos ou de uso futuro. É sobre esse último que iremos falar neste artigo. Quer saber mais sobre o tema e entender o que é o jazigo de uso futuro? Acompanhe esse conteúdo!
O que é jazigo de uso futuro?
Basicamente, quando falamos de jazigo, nos referimos a um local reservado para sepultamento em cemitérios. Eles podem ser da família ou temporários, sendo utilizados apenas por um tempo, até chegar o momento da exumação. No entanto, quando o assunto é “jazigo de uso futuro”, remete a um lugar, que terá um mesmo fim, mas em um período ainda longe. Isto é, a família ou um membro dela aluga o local para sepultamento, que será utilizado no futuro, quando houver um falecimento.
Ou seja, diferente do que ocorre em sua maioria, que as famílias não contam com um plano funerário, há necessidade de alugar ou comprar um jazigo de uso imediato. Afinal, se alguém morrer, não tem como esperar para acomodar o corpo, certo? Dessa forma, o jazigo de uso futuro é para quem visa um tempo mais prolongado, deixando tudo preparado. Nesse caso, geralmente há um período de carência de 90 dias para que o jazigo possa ser usado.
Vantagens
Mas, por que alguém escolheria utilizar um jazigo de uso futuro? Por que gastar dinheiro agora? Veja alguns benefícios garantidos quando se tem um planejamento como esse:
- valor mais acessível, já que ainda há tempo de preparação;
- possibilidade de pagamento parcelado e desconto;
- menos preocupação e dívidas para os que ficam;
- mais chances de escolher o local que realmente deseja;
- possibilidade de adquirir um jazigo familiar.
Outros tipos de jazigo
Além do jazigo de uso futuro, ainda existem outras categorias. Podemos separá-las por tempo de uso:
- particular perpétuo – a família já é proprietária do espaço e apenas precisa pagar uma taxa de manutenção. Quando há falecimento de titular, a propriedade passa para o nome de outro membro;
- particular temporária – a família aluga o local para que o corpo possa permanecer por um tempo pré-determinado em contrato. Após seu fim, os restos mortais do ente precisarão ser removidos. Podem ser cremados, ou destinados ao ossário da família;
- público – geralmente em cemitérios públicos, essa opção é sempre temporária. Serve apenas para manter o corpo por um tempo, depois do qual precisa ser exumado e trasladado, tomando outro destino.
Conte com a Funerária Santa Casa 24h!
Está precisando de uma ajudinha para escolher um plano funerário para não deixar sua família desamparada? A Funerária Santa Casa 24h te oferece auxílio! Oferecemos planos funerários que contam com um serviço completo de assistência funeral. Dentre outros, conosco sua família garante traslado de corpo, ornamentação de capela e ajuda com o cemitério e liberação do corpo. Contamos com uma equipe qualificada, atenciosa e preparada para qualquer questão.
Evite imprevistos e diminua as dores de cabeça da sua família. Conte com um plano funeral. Fale conosco para tirar suas dúvidas! Oferecemos atendimento 24h.