01Jun
Ilustração de como transformar cinzas em árvore

Entenda como transformar cinzas em árvore!

Já pensou em transformar as cinzas de um ente querido em árvore? Essa é uma prática amiga do meio ambiente, uma vez que os nutrientes restantes após a cremação ajudam no crescimento das plantas. Dessa forma, torna-se interessante o conhecimento acerca dessa possibilidade de homenagem ecológica de transformar cinzas em árvore.

Sendo assim, neste artigo mostramos como transformar cinzas em árvore. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

Veja como transformar cinzas em árvore!

Como já foi dito, a prática de transformar cinzas em árvore é favorável ao meio ambiente. Isso se deve, primeiramente, ao fato de a própria cremação já ser recomendada, pelas seguintes razões:

  • não causa a formação de necrochorume;
  • há a liberação, apenas, de pequenas parcelas de água e dióxido de carbono, que não fazem mal ao meio ambiente;
  • não há toxicidade na composição das cinzas, entre outras.

Desse jeito, optar pela redução de um corpo às cinzas após a morte é algo a se pensar. Da mesma forma, deve-se ponderar por transformar cinzas em árvore. Além de não serem tóxicas, essas ainda auxiliam no crescimento das plantas. Isso porque seus componentes finais são sódio e potássio, interessantes para a nutrição de árvores.

Ademais, vale ressaltar que essa é uma ótima maneira de homenagear o falecido. Afinal, suas cinzas darão vida a uma árvore. Ou seja, é como se fosse um processo de renascer.

Confira a seguir o processo para plantar cinzas funerárias!

1- Escolha um lugar

O primeiro passo é escolher um bom lugar para a nova planta. Esse pode ser um local no qual o falecido gostava de ir ou de ficar, por exemplo. Ou, caso tenha um quintal com disponibilidade de plantio, este pode ser seu espaço ideal.

2- Selecione uma espécie

Após escolher o lugar perfeito para plantar as cinzas do ente falecido, é preciso escolher uma espécie de árvore. Para isso, é necessário optar por uma que:

  • se adapte ao clima da região;
  • se comporte bem com o tipo de solo;
  • você tenha disponibilidade adequada para cuidar.

3- Escolha a época certa

Para plantar uma árvore que cresça bem e não morra cedo, é preciso prestar atenção, também, à época do ano. Isso porque as plantas podem precisar de um tempo para se adaptar ao novo lar e de estímulos para crescer. Assim, opte por fazer o plantio entre:

  • final do período de dormência – quando o período frio ou seco estiver acabando;
  • início do período de crescimento – quando o sol e a umidade chegam, geralmente na primavera.

4- Cave um buraco

Agora que você já escolheu um lugar, definiu a espécie e a melhor época para plantar, chegou o momento de transformar as cinzas em árvore em definitivo. Você precisará cavar! Fique atento ao tamanho da raiz que a espécie costuma apresentar. Dessa maneira, faça um buraco que a comporte. E lembre-se: não descarte a terra retirada. Ela será usada no passo a seguir!

5- Faça o preparo adequado

Para gerar mais força de crescimento da muda e resistência nas raízes, faça uma mistura com os seguintes componentes:

  • a terra retirada;
  • adubo – que deve conter os componentes que a cinza não possui, como fósforo e outras matérias orgânicas;
  • cinzas – que possuem o sódio e potássio.

Preparo feito? Jogue-a ao fundo do buraco cavado.

6- Ponha a muda na terra

Já com o buraco feito e devidamente preparado, coloque a muda na terra. Depois, cubra os espaços de sobra entre a futura árvore e o buraco com terra que não foi descartada. Comprima e afofe com as mãos, para deixar o solo mais firme. Assim, esse será um ótimo espaço para o crescimento da planta.

Esse é o momento de, efetivamente, plantar e transformar as cinzas em árvore.

7- Regue-a

Como último passo, é importante regar a muda recém-plantada. Isso irá garantir que ela tenha todos os nutrientes adequados para se acomodar. Além disso, regue-a de tempos em tempos. Sempre verifique e assegure de que ela não ficará seca. A falta de umidade não deixará a sua homenagem ser completada.

Atenção: não encharque a terra! Regue apenas com água suficiente para que ela fique nutrida e não resseque.

Conte com a Funerária Santa Casa 24h!

Como foi possível verificar, não é difícil transformar cinzas em árvore. Por isso, esta se torna uma ótima forma de homenagem póstuma ao ente querido falecido.

Se você busca por cremação,conheça a Funerária Santa Casa 24h! Nós somos uma empresa de assistência funerária que auxilia no momento de perda. Caso esteja em busca de um crematório no RJ, você está no lugar certo. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas ou contrate nossos serviços. Você também pode ligar para (21) 3247-4699.

Gostou deste artigo? No blog da Funerária Santa Casa 24h você encontra mais como este. Já abordamos assuntos como: funcionamento do processo de cremação, documentos necessários para cremação, tipos de urna para cinzas, entre outros. Visite-o!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags