04Abr
O Que E Dia Dos Finados

O que é Dia dos Finados? Veja para que serve e conheça a origem!

Sabe o que é Dia dos Finados? Celebrado no dia 2 de novembro pela Igreja Católica, é uma comemoração existente há muito tempo. A data geralmente é marcada pela tristeza e saudade do ente querido e serve para relembrar de uma pessoa amada. No entanto, apesar de ser amplamente celebrado no Brasil e outras regiões da América Latina, ainda há dúvidas sobre a data.

Nesse sentido, a Funerária Santa Casa 24h preparou este artigo. Aqui, falamos sobre a intenção desse dia e sua origem. Veja a seguir!

O que é Dia dos Finados?

Como dito acima, o Dia dos Finados é um dos mais importantes rituais fúnebres religiosos da tradição cristã católica. Essa data tem como objetivo retomar a memória dos entes queridos que já se foram. Na religião, também é comum rezar pelas almas na data. Acredita-se que as orações ajudam no processo de purificação delas, diminuindo seu tempo no purgatório. Ela surgiu, então, para relembrar do falecido e prestar homenagem!

Como é celebrado o Dia dos Finados?

Como forma de diminuir o tempo das almas no purgatório, bem como diminuir as saudades, é comum que católicos exerçam algumas ações nessa data. Isto é, em prol da lembrança do falecido e purificação de sua alma. No Dia dos Finados, os que ainda estão vivos costumam ir ao cemitério e realizar celebrações religiosas. Além disso, as pessoas também usam roupa preta em forma de luto, acendem velas e levam flores ao túmulo. Essas práticas funcionam como uma forma de prestar homenagens póstumas.

Origem: de onde surgiu o Dia dos Finados?

Você acabou de ver para que serve e o que é Dia dos Finados. Mas, já parou para pensar em como surgiu essa data ou celebração? Nós também explicamos! O costume de rezar pelos mortos em suas catacumbas subterrâneas existe desde o catolicismo primitivo, em Roma, no século II. Gradualmente, esse costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido na Igreja Católica como um dos costumes fúnebres praticados ao longo do ano.

No final do século X, Odilo, abade de Cluny, começou a pedir aos monges que orassem pelos mortos. Depois, tornou essa uma obrigatoriedade no dia 02 de novembro de 998. Por conta de alguns padres que gostaram da ideia e a levaram para a frente, essa data se popularizou no mundo cristão medieval. A partir do século XII, então, começou-se a celebrar o Dia de Finados.

Conheça a Funerária Santa Casa 24h!

Gostou deste artigo sobre o significado e o que é Dia dos Finados? A Funerária Santa Casa 24h pode lhe ser ainda mais útil! Somos uma funerária em Botafogo. Prestamos diversos serviços, como traslado de corpo, auxílio para sepultamento, cremação e assistência funerária completa. Nosso objetivo é oferecer soluções mais simples e menor dor de cabeça após uma perda.

Obtemos contato com o cemitério São João Batista, cemitério Memorial do Carmo, entre outros no Rio de Janeiro. Fale conosco!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags