Participar de um enterro pode ser um momento difícil para muitas pessoas, principalmente quando envolve um ente querido que partiu. Porém, você já deve ter reparado em um profissional muito importante e sempre presente, o sepultador. Neste artigo, longe de todos os contos e lendas urbanas, a Funerária Santa Casa 24H vai lhe apresentar melhor a profissão coveiro, intransferível para os cemitérios. Continue a leitura para saber mais!
Conheça a profissão coveiro e sua importância
Profissão coveiro descreve o profissional especializado em sepultamento. Ele cuida da segurança, limpeza e organização dos covas e jazigos do cemitério. Além disso, cava sepulturas (realizando posterior recobrimento), transporta caixões dentro do cemitério durante sepultamento e exumação, administra equipes de serventes, entre outros. Em geral, sem o coveiro não há logística necessária para atender as demandas diárias dos cemitérios do Brasil e do mundo.
Atividades
- Prepara a sepultura (escavando a terra, retirando lápides, limpando covas, etc);
- mantém a limpeza e organização do espaço;
- retira os caixões para exumações;
- garante a manutenção de máquinas e ferramentas;
- manipula cordas de sustentação para posicionamento de caixão;
- zela pela segurança do cemitério.
Características
- responsabilidade, dinamismo e raciocínio rápido;
- força física e disposição;
- empatia para lidar com luto alheio;
- organização e boa observação.
Cotidiano
Na profissão coveiro o profissional se disponibiliza para cuidar da logística do cemitério, independentemente de público ou particular. Por ser um serviço sempre requisitado, o mercado é grande. Entretanto, é preciso cuidar da mente e do corpo para não adoecer. Lidar com o emocional de outras pessoas pode interferir no cotidiano do coveiro. Além disso, o esforço físico depositado gera consequências.
Assistência funerária para você e sua família!
A Funerária Santa Casa 24H oferece planos funerários e assistência funerária nos maiores cemitérios do Rio de Janeiro.
Leia em nosso blog artigos exclusivos como falecimento familiar, quanto custa um funeral, diferença entre sepultamento e enterro e muito mais, que vão estender seu conhecimento além do que aprendeu aqui sobre profissão coveiro.