03Fev
Necromaquiagem E Fundamental Para Estetica Do Falecido

Necromaquiagem é fundamental para estética do falecido

No Brasil tem surgido algumas novidades na área de deathcare. O termo traduzido do inglês quer dizer ao pé da letra “cuidados de morte”. Dessa forma, apareceram técnicas e para a triste hora da despedida de um ente querido. Justamente com esse conceito, cada vez mais, percebemos a importância com a estética do falecido. E a necromaquiagem é uma das coisas que ajudam nesse momento. Continue lendo e entenda o que é porque ela é tão importante. 

Entendendo a Necromaquiagem

Pensar na morte pode ser assustador para algumas pessoas. Sendo assim, a aparência é a principal coisa que notamos ao chegar ao velório. Por isso, a necromaquiagem é um procedimento tão importante.

Nem todo mundo já ouviu falar ou sabe. Logo após a morte nosso corpo começa a passar por transformações. A boca fica mais amarelada, o nariz pode ficar ressecado e o rosto mais inchado e pálido. E para que essas transformações não sejam tão agressivas, alguns procedimentos são realizados para melhorar a imagem do falecido.

A necromaquiagem é o processo de fazer maquiagem em pessoas mortas, ou maquiagem funerária. A técnica preza, em primeiro lugar pelo respeito. Aquela pessoa já foi muito importante para seus familiares e amigos, por isso a ética é uma questão essencial no procedimento.

É essencial que a maquiagem não seja usada para apagar traços marcantes. Ela só deve deixar a pessoa mais apresentável. Marcas de nascença como pintas ou características físicas como bigode ou barba devem ser mantidos.

Características e personalidade

A necromaquiagem também deve seguir a identidade da pessoa falecida. Se era uma mulher alegre que não dispensava um batom vermelho, por exemplo, ele pode ser usado. O mesmo vale para uma senhora evangélica que não gostava de maquiagem. A família pode ficar chateada e ofendida se forem usados tons marcantes. É importante usar a técnica apenas para cultivar o bom aspecto e os gostos pessoais da pessoa falecida.

Restauração facial é a mesma coisa que necromaquiagem?

Não! A reconstrução facial é usada principalmente quando a morte ocorre por trauma e causa danos ao rosto e a estrutura do corpo. Com ela é possível fazer a reconstrução do olho, nariz, de outras partes e tecidos do rosto. Também é possível adicionar cabelo, e refazer a barba, por exemplo.

a necromaquiagem funciona como um complemento da restauração facial. Essa técnica tem como objetivo deixar o falecido com a aparência mais próxima da natural em vida. Ela ajuda a corrigir imperfeições na pele com base, pó compacto e até iluminadores e paleta de sombras.

Independente da causa da morte, a técnica pode ser útil e deixar o aspecto da pele mais natural. 

Esse é um fator muito importante, principalmente em pessoas idosas ou que ficaram longos períodos internados. Familiares de idosos, principalmente após a pandemia, têm passado meses sem ver seus entes e a última lembrança pode ser diferente da pessoa falecida. O mesmo vale para quem fica muito tempo no hospital. A pele pode sofrer lesões e escaras (feridas), após muito tempo em uma mesma posição. O velório é a última imagem daquela pessoa que vai deixar saudades. Portanto, a principal função da necromaquiagem é proporcionar um melhor aspecto para ficar na lembrança daqueles que irão ver a pessoa pela última vez.

Tanatopraxia X necromaquiagem: qual a diferença?

A tanatopraxia é um conjunto de técnicas que também tem como objetivo deixar a aparência do falecido mais natural. Mas qual a diferença então? Nesse procedimento é injetado um produto químico por injeção. O líquido tem função de ajudar a drenagem de líquidos, realizado junto com uma massagem. Depois disso, esse líquido e os fluidos corporais são aspirados para não deixar o corpo tão inchado. Por último são adicionados pedaços de algodão nas extremidades para que não haja vazamento do que possa ter ficado. Tudo é feito de maneira respeitosa e cuidadosa para que nada fique visível durante o velório e possa traumatizar os familiares.

Como já vimos acima, a necromaquiagem usa apenas maquiagens tradicionais para deixar a aparência mais natural. Geralmente elas são usadas em conjunto. Uma para evitar incidentes (como o extravasamento de fluídos corporais) e a outra para devolver um aspecto saudável ao falecido.

A Funerária Santa Casa 24h presta assistência a você!

 Nossa funerária presta serviço de sepultamento e cremação em diversos cemitérios do Rio de Janeiro. Se você perdeu alguém recentemente e precisa de ajuda, conte com a nossa equipe. Oferecemos desde o auxílio com os papéis até o contato com o cemitério escolhido. Além disso, também temos serviço de traslado de corpo e diversos planos funerários. Se precisar de algum desses serviços, conte com a gente!

 

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags