No momento da perda, muitas palavras ficam presas no coração. Isso pode acarretar muitos sentimentos que precisam ser sentidos e colocados para fora no período de luto. Escrever uma carta para quem partiu é uma forma íntima e sincera de expressar sentimentos, agradecer pela convivência e dizer adeus com amor e respeito. Para aqueles que não conseguem expressar na fala, a escrita é o caminho para deixar sua homenagem para quem partiu. Assim, a Funerária Santa Casa 24h veio dar algumas dicas de como escrever uma carta de despedida para os momentos mais delicados. Confira!
Como escrever uma carta de despedida?
Comece do seu jeito
Para escrever uma carta de despedida, não há certo ou errado, apenas intenções do seu coração. Comece como se sentir melhor, pode ser um apelido carinhoso, um jeito de chamar íntimo ou o que preferir. Não se preocupe com formalidades, apenas seja verdadeiro.
Fale sobre seu sentimentos
Esse momento pode ser o mais delicado par quem escreve e para quem ouvirá. Colocar em palavras a dor, a saudade e as memórias é um grande ato de amor para quem partiu, mas sempre manterá sua presença nos corações de quem o ama. Além de expressar seus sentimentos, a carta de despedida ajuda a lidar com eles e entendê-los melhor.
Diga o que ficou por dizer
Muitas vezes, não dizemos tudo o que precisamos em vida, A carta pode ser um meio de expressar palavras e sentimentos que não foram ditos. Agradeça, peça perdão e ofereça ou apenas declare o amor. Isso pode acalmar seu coração.
Insira homenagens e recordações
Coloque trechos de músicas, livros e filmes que relembrem a pessoa ou a momentos vividos. Trazer essas recordações ao escrever uma carta de despedida mostra que mesmo após partir, ela será sempre lembrada com amor e saudade.
Encerre com carinho
O encerramento não precisa ser doloroso, ele pode trazer uma mensagem de carinho, paz e esperança. Em algumas religiões, a morte não é uma despedida, mas sim, um “até logo”. Ela pode finalizar com amor e desejo de que a pessoa esteja em serenidade.
A carta de despedida precisa ser compartilhada?
Não necessariamente. A carta é algo totalmente pessoal e cabe a cada um decididir lê-la em voz alta ou compartilhar com demais. Após escrever a carta, você pode guardar como lembrança, queimar ou colocá-la com flores e objetos de recordação. A escolha é totalmente sua.
A Funerária Santa Casa 24h está com você!
Escrever uma carta de despedida é um gesto de amor que pode ajudar a transformar a dor em acolhimento e memória. Algumas cartas são longas, outras curtas. Algumas são emocionadas, outras simples. O valor está na sinceridade, não na perfeição do texto.
Nos momentos mais difíceis, conte com a Funerária Santa Casa 24h. Oferecemos serviços de assistência funerária, sepultamento e cremação nos cemitérios atendidos. Estamos aqui para apoiar você e sua família na hora de se despedir.
Fale conosco e receba todo apoio da nossa equipe.
