18Abr
Biopsia e exumação

Necropsia, autópsia, biopsia e exumação: entenda esses termos!

Quando falamos do falecimento, vem muitos termos à cabeça, não é verdade? Entre os principais, estão necropsia, autópsia, biopsia e exumação. Você já deve ter escutado alguns desses em filmes e séries criminais. Mas, sabe o que significam ou ao que se referem? Neste artigo, nós explicamos!

Abaixo, a Funerária Santa Casa 24h explica o que é necropsia, autopsia, biopsia e exumação. Acompanhe este conteúdo e saiba mais!

Qual a diferença de necropsia, autópsia, biopsia e exumação?

Necropsia

Habitualmente confundida com autópsia, necropsia se refere ao exame realizado em um cadáver. Geralmente, é feito por um médico legista a fim de descobrir a causa da morte ou fatores que contribuíram para o fim da vida do falecido. Assim, é possível entender melhor esse fim de ciclo. Existem dois tipos de necropsia:
forense: quando é realizada em casos criminais e há necessidade de responder questões do sistema jurídico;
clínica: é realizada para obter mais informações sobre os processos patológicos envolvidos na morte e determinar fatores que contribuíram para o fim dessa vida. Pode ser feito para ter certeza de que não houve negligência médica, por exemplo, ou quando há suspeita de uma doença infecciosa.

Autópsia

Como dito acima, é comum que autópsia seja confundida com necropsia. Não é raro escutar alguém falando de um, mas se referindo ao significado do outro termo. Explicando, autópsia se refere ao exame em um corpo. Mas, de acordo com a etimologia, consiste na autoanálise. Dessa forma, o correto é utilizar essa palavra para mencionar uma investigação feita em um corpo vivo, geralmente realizado pela própria pessoa.

Biópsia

Por sua vez, a biópsia é um procedimento cirúrgico que colhe um pedaço de tecidos ou células. O objetivo é retirar essa amostra para que, posteriormente, seja realizado um estudo a fim de determinar a existência de uma doença crônica ou analisá-la. O processo pode ser realizado tanto em cadáveres, para identificar fatores que contribuíram para a morte do indivíduo, quanto em pessoas vivas.

Exumação

Por fim, vamos explicar a exumação! Consiste no procedimento de retirar um corpo que já foi sepultado do túmulo. Em sua maioria, isso ocorre em casos de morte violenta ou envolvidas em crimes. Porém, também pode acontecer para a realização de testes de DNA, por exemplo. Assim, com autorização judicial, o corpo é desenterrado e removido do local. Esse processo é a chamada exumação.

Funerária Santa Casa 24h: assistência funerária de qualidade!

Este artigo lhe ajudou a entender o que são necropsia, autópsia, biopsia e exumação? A
Funerária Santa Casa 24h ainda pode te ajudar mais! Somos uma funerária do RJ! Oferecemos traslado de corpo, auxílio na contatação de cemitérios e crematórios, entre outros serviços. Possuímos contato com vários locais do estado, como cemitério São João Batista e cemitério Memorial do Carmo.

Se você precisa de uma funerária no Rio de Janeiro, conte conosco! Oferecemos atencioso, compreensivo e profissional. Entre em contato!

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags