06Mar
Símbolos nos cemitérios: você já se perguntou o significado?

Descubra os significados dos símbolos nos cemitérios

A arte tumular abrange as obras feitas nas lápides dos cemitérios. Ali, os artistas retrataram o sentimento que as famílias queriam perpetuar para aquele ente querido. Esculturas, objetos e símbolos nos cemitérios são encontrados por todo o terreno. Em geral, eles passam despercebidos pelos familiares, mas não para nós! Por isso, preparamos este artigo com os principais ícones e seus respectivos significados. Confira na sequência e entenda!

10 símbolos nos cemitérios e seus significados

1- Cruz celta ou cruz irlandesa

A cruz celta ou irlandesa é o símbolo anterior à cruz tradicional cristã. Nada mais é do que um dos símbolos nos cemitérios que representam o cristianismo. Esse sinal possui uma pequena circunferência que rodeia e cerca o ponto de encontro das duas retas. A cruz celta representa o equilíbrio da vida e a eternidade, mesmo que fora de um contexto cristão.

2- Anjo

Os anjos são seres religiosos popularmente conhecidos como mensageiros de Deus em situações de origem cristã. Quando representados em símbolos nos cemitérios, os anjos podem possuir diferentes significados conforme a reprodução da sua imagem. Por exemplo, um anjo com as asas abertas sobre a lápide representa o voo da alma até o céu. Anjos que carregam falecidos em seus braços mostram sua travessia, enquanto anjos chorando representam a perda e o luto.

3- Livro aberto

Símbolo bastante comum nos cemitérios brasileiros. A escultura do livro aberto sobre os túmulos representam, em sua maioria, o livro da vida ou a Bíblia. Quando usado para simbolizar a Bíblia, a mensagem principal é que aquela pessoa que foi enterrada ali dedicou a sua vida a praticar as leis e dogmas do livro sagrado. Além disso, também pode representar escritores e estudiosos do ramo, que dedicaram sua vida aos livros.

4- Pomba

A figura da pomba pode ser encontrada tanto em cemitérios cristãos quanto judeus. Em geral, simboliza a inocência, ressurreição e paz. Vale ressaltar que suas variáveis podem receber atribuições diferentes. A pomba ascendente, por exemplo, representa a travessia da alma para o céu.

5- Leão

Leões esculpidos sobre lápides não é tão comum no Brasil, mas faz sucesso em outras partes do mundo. É um dos símbolos nos cemitérios estrangeiros que representa a coragem e a bravura do falecido, além de servir como um guardião da lápide.

6- Esquadro e compasso

O famoso símbolo maçônico é utilizado para retratar a fé e a razão. O esquadro e o compasso eram utilizados pelos construtores para medir ângulos perfeitos. Além disso, simboliza a capacidade de usar os ensinamentos da consciência e da moralidade para medir as suas ações.

7- Grinalda

Um dos símbolos nos cemitérios mais utilizados. A grinalda em formato de coroa de flores simboliza a vitória, distinção, eternidade e imortalidade.

8- Ramo de oliveira

A oliveira é uma árvore mencionada na Bíblia cristã, mais especificamente na história de Noé. Nesse contexto, simboliza a longevidade, fecundidade e maturidade. Além, claro, a certeza de que a alma partiu na paz de Deus.30

9- Mãos que apontam para o céu

As mãos são muito representadas nos cemitérios. As versões mais comuns são: sinal da bênção, apertadas, orando e apontando para o céu. Esta última simboliza a esperança e a acolhida no Paraíso, enquanto as mãos que apontam para baixo representam a ida de Deus à Terra para buscar aquela alma que ali se encontra.

10- Portões abertos

Um dos símbolos nos cemitérios que representam a acolhida nos céus. Em especial, que os portões do Paraíso estão abertos para receber aquele que está partindo.

E aí, gostou dos significados? A partir de agora, você já sabe todos os símbolos nos cemitérios e seus respectivos conceitos de acordo com a fé. Se você precisa de assistência funerária, conte com a Funerária Santa Casa 24h! A melhor funerária do RJ oferece cremação, traslado e planos funerários para toda a família! Entre em contato conosco e conheça todos os nossos serviços!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags