19Maio
Entenda o Serviço de Verificação de Óbito!

Você sabe para que serve o Serviço de Verificação de Óbito? Entenda!

Após perder uma pessoa queria, passar pelo luto pode ser uma tarefa complicada, principalmente se for inesperado. Mas, existem algumas coisas que podem ajudar a entender o que aconteceu e te auxiliar nesse processo. O SVO é um desses serviços. Por isso, no artigo de hoje, a Funerária Santa Casa 24h fala sobre ele. No artigo, te explicaremos o que é Serviço de Verificação de Óbito e para que ele serve. Leia o texto e entenda as principais questões acerca do assunto.

O Serviço de Verificação de Óbito

Colocando em poucas palavras, o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) é um trabalho público que deve ser feito, após a morte, para determinar a causa do falecimento. Com ele, podemos entender o que aconteceu com veracidade. Além disso, o SVO também auxilia na análise e reconhecimento da situação de saúde do país. É por causa dele que podemos traçar parâmetros e índices sobre as doenças que mais matam, por exemplo. O trabalho também é essencial em caso de morte por doença desconhecida. A partir dele, é possível investigar a causa, evitando assim, problemas maiores.

Para que serve o Serviço de Verificação de Óbito

Ele serve basicamente para confirmar a causa da morte, como dissemos acima. Geralmente um corpo é encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito quando há morte por causa natural, mas não se tem evidências dela. Ou seja, quando não tem sinais externos de violência. O SVO também pode ser solicitado quando há investigação epidemiológica.

Quando não existir um Serviço de Verificação de Óbito na região, é indicado fazer a emissão da Declaração de Óbito por um médico que tenha feito a análise da morte para esclarecimento diagnóstico.

Quem faz o Serviço de Verificação de Óbito?

Todo o trabalho é realizado por médicos patologistas, com auxílio de técnicos de necropsia. Mas atenção! O SVO só pode ser realizado após autorização da família. Assim, com especialistas, é possível indicar se foi um fator epidemiológico e contagioso ou não.

Diferença entre SVO e IML

Agora que você já sabe o que é e para que serve o Serviço de Verificação de Óbito, pode estar se perguntando se o trabalho realizado não é o mesmo do Instituto Médico Legal (IML).

Não! Mas a verdade aqui é que para saber quem deve fazer a análise da morte, depende do tipo dela. Como dissemos anteriormente, o SVO esclarece mortes por causas naturais e mal definidas ou que gerem dúvidas. Já o trabalho do IML começa quando há óbitos com causas externas, podendo ser violentas. Geralmente, o Instituto Médico Legal é envolvido quando há investigação criminal a pedido de autoridades policiais.

Conte com a Funerário Santa Casa 24h!

Precisa de ajuda ou conhece alguém que precise para organizar um funeral? Conte com a nossa empresa. A Funerária Santa Casa 24h possui assistência funerária apta a ajudar com todas as questões burocráticas envolvidas neste processo. Também entramos em contato com diversos cemitérios, como o cemitério São João Batista.

Oferecemos ainda traslado de corpo, emissão de certidão de óbito, entre outros serviços. Conte com nossos profissionais. Nossa equipe é atenciosa e sabe lidar com esse momento delicado com muito respeito. Entre em contato e tire suas dúvidas sobre os nossos serviços funerários!

 

 

Compartilhe:

Posts Recentes Categorias Tags