03Dez
Vemos avós e avôs

Morte de avós e avôs: como seguir em frente?

Avós e avôs ajudam a moldar o caráter de seus netos. A influência deles é muito forte na vida de cada indivíduo. Os aprendizados podem ser passados de geração para geração com um intuito muito positivo para sua evolução como ser humano. Eles dão amor, carinho, boas conversas e dicas para toda a vida. Nesse sentido, quando eles falecem a dor é muito grande não só para os netos, mas também para toda a família. As avós e avôs são um porto seguro para aqueles que os amam. Por isso, é difícil ver um futuro sem eles. Afinal, como seguir em frente depois da morte dos amados avós? Nós da Funerária Santa Casa 24h vamos dar algumas dicas neste artigo para responder essa pergunta desafiadora. Continue lendo!

O luto pela perda de avós e avôs

Algumas pessoas possuem a primeira experiência da morte de um familiar no momento do falecimento das avós e avôs. Normalmente, isto ocorre na fase infantil ou no começo da vida adulta. Esta fase é desafiadora. É uma mistura de sentimentos que são muitas vezes difíceis de explicar. Dia 8 de setembro de 2022 morreu a Rainha Elizabeth II. Um grande símbolo da Monarquia Britânica. Com isso, houve uma homenagem para toda a população se despedir de sua Majestade. Cerca de 400 mil pessoas deram seu último adeus à Rainha. Em um determinado momento, os netos da Elizabeth II fizeram a vigília da avó. Foi um momento muito emocionante, pois todos eles estavam bastante abatidos. Por fim, percebe-se que independente da situação financeira, país e cultura, os avós são a base de muitas famílias.

4 dicas para seguir em frente

1 – Não se isole

É comum a primeira reação, com a morte de alguém especial, um indivíduo se isolar. Não querer falar sobre o assunto e nem vivenciá-lo são ações imediatas. Mas, lembre-se que se isolar você só estará adiando o acontecimento. Uma hora ou outra será preciso encará-lo. Pois, em um futuro próximo, as chances são grandes de um arrependimento.

Faça uma bela homenagem para o falecido e acompanhe os familiares e amigos no sepultamento ou cremação para o tributo final. Não se esqueça de se despedir pela última vez, este fato é muito importante.

2 – Converse com pessoas de sua confiança sobre o assunto

Uma boa forma de expressar seus sentimentos é conversando com um parente ou amiga que esteja passando pela mesma dor da perda. Com a morte de avós e avôs não é apenas uma pessoa que sofre. Os primos, tios, irmãos e outros parentes também estão no mesmo momento delicado. Conversar com eles pode ajudar a realmente entender o que aconteceu. Além disso, essa conversa será positiva para as duas vias. Caso não se sinta confortável com tal atitude. Outra alternativa é procurar a ajuda de um profissional, como, por exemplo, o psicólogo. A terapia é um momento para o paciente falar sobre suas principais dores. Em uma ocasião reservada, o indivíduo poderá falar tudo sobre os seus pensamentos e ideias. Essa conversa pode ajudar muito a encarar todo o processo de luto.

3 – Cultive as boas lembranças

Lembrar do passado das avós e avôs pode auxiliar a seguir em frente. Em meio a esse turbilhão de emoções, acaba-se esquecendo os bons momentos. Aqueles que o fizeram sorrir, as histórias engraçadas, os abraços, o cheiro daquela comida que só a avó sabia fazer, entre outras memórias. O sentimento de dor e luto é muito triste.

Mas, é fundamental que você não deixe com que as belas lembranças sejam apagadas pelas recordações ruins. Está tendo dificuldade de se lembrar? Então, procure fotos, vídeos e cartas das avós e avôs. Com certeza irá ajudar.

4 – Dê tempo ao tempo

Existem pessoas com mais facilidade de entender a perda de um determinado ente querido. Contudo, há indivíduos que o processo é mais demorado. A melhor forma de seguir em frente é também se conhecer. Em outras palavras, só o tempo consegue curar as feridas mais profundas da perda. Por isso, voltar à rotina normal aos poucos é muito importante. Uma hora bate aquela saudade no peito de quem faleceu. Nesta ocasião, agradeça por essa pessoa ter passado em sua vida e ter deixado lindos ensinamentos. Assim, os itens que as avós e avôs deixam de legado para suas famílias são os aprendizados. Isto ninguém pode tirar de você.

Conheça a Funerária Santa Casa 24h!

Está necessitando de assistência funerária? Estamos aqui para ajudá-lo! A Funerária Santa Casa 24h é especializada em serviços de funeral, traslado, cremação de corpos e plano funerário.

Você não está sozinho! Entre em contato conosco!

Compartilhe:

Posts Recentes