07Dez
Instituto Médico Legal - IML

Instituto Médico Legal ou IML: entenda a importância da instituição!

Como é de conhecimento popular, o Instituto Médico Legal, mais conhecido pela sua sigla IML, é um órgão público responsável por realizar exames de necropsia com o objetivo de descobrir o motivo do falecimento da pessoa. É um braço do estado na área da medicina legal, é uma instituição pública subordinada à Secretaria de Estado da Segurança Pública.

IML ou Instituto Médico Legal?

O Instituto Médico Legal é considerado uma das principais vertentes das autoridades. Sempre com bastante eficiência na realização de perícias para inquérito policial ou para uma simples liberação de corpo para sepultamento.

É responsável por identificar crimes contra a vida ou contra a integridade física da pessoa. Normalmente, os médicos legistas apresentam em seus laudos, a causa do óbito do indivíduo, que pode ser por causas naturais, como doenças, idade avançada e até mesmo por crime.

O laudo em si, é considerado uma prova cabal e substancial de um delito, indiciamento do indivíduo, conclusão de um feito investigatório para apuração de homicídio, tentativa, lesões corporais e outros relacionados à violência contra o cidadão.

Quando foi criado?

O Instituto Médico Legal foi criado oficialmente em abril de 1886, com o intuito de fornecer bases técnicas em medicina legal para o julgamento de causas criminais.

Como é feito o exame?

Um médico-legista abre e analisa os órgãos de três cavidades do corpo, como o crânio, tórax e abdome, para descobrir as circunstâncias e as causas da morte.

Quais são os principais exames?

Quem pode solicitar a liberação do corpo no IML?

Normalmente, é exigido que o processo de liberação do corpo seja acompanhado sempre por um parente em primeiro grau (mãe, pai, irmão ou filho) ou companheiro legal.

Caso a família não consiga realizar o procedimento legal, um parente de segundo grau ou amigo da família pode ser autorizado a fazer a liberação, desde que tenha a autorização das autoridades competentes.

Quais documentos são necessários para liberar o corpo?

Os documentos pessoais do falecido, podendo ser a cédula de identidade (RG), a carteira de trabalho, a certidão de nascimento, a carteira de habilitação (modelo novo, que possui foto e número de RG), ou a certidão de casamento, quando apresentada pelo próprio cônjuge.

Por que a liberação do corpo pelo IML é demorada?

O corpo só pode ser submetido ao exame necroscópico quando a vítima teve uma morte violenta. Por conta disso, o Instituto Médico Legal realiza uma série de exames para determinar com precisão as circunstâncias daquele óbito.
Por conta de todos esses exames que a liberação do corpo é demorada

Venha para Funerária Santa Casa 24h!.

Está precisando de serviços funerários? Aqui na Funerária Santa Casa 24h você é a nossa prioridade! Oferecemos ótimos planos para você e a sua família, saiba mais!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags