Arte de cemitério: quais museus a céu aberto são mais conhecidos?

Funerária: arte de cemitério.

A arte de cemitério, ou arte tumular, é o conjunto de obras e esculturas criadas para adornar sepulturas, jazigos e mausoléus. Ao redor do mundo, a arte de cemitério encontrou seu espaço em jazigos para grandes figuras ao longo da história, sendo passíveis de visitação até hoje. Conheça mais sobre a arte tumular neste artigo da Funerária Santa Casa 24h!

O que significa a arte de cemitério

A arte de cemitério vai além da simples decoração. Ela era usada como uma forma de expor a posição social e o poder econômico de famílias importantes. Além disso, essas artes interpretam a vida e a morte por meio de um rico simbolismo artístico.

Apesar de menos comuns nos tempos atuais, esse tipo de expressão artística foi comum até o século XX e muitos cemitérios ainda possuem acervo rico. Exemplos mais visitados são:

1- Cemitério da Consolação (Brasil)

O Cemitério da Consolação, em São Paulo, é o principal cemitério conhecido com rica arte de cemitério no Brasil. Fundado em 1858, ele abriga um acervo grandioso, contando com obras de alguns dos maiores nomes da escultura e arquitetura nacional.

Entre os artistas que deixaram sua marca, destacam-se Rodolfo Bernardelli, Bruno Giorgi e o famoso artista modernista Victor Brecheret.

As obras de arte de cemitério, inclusive, são consideradas peças-chave do modernismo brasileiro. O Mise au Tombeau (Sepultamento), por exemplo, foi criada em 1923, esta é uma das esculturas mais famosas de Brecheret e foi premiada no Salão de Outono de Paris, destacando-se pela influência do Art Déco.

 O Anjo de Brecheret também é famoso e  representa a escultura de um anjo no túmulo da família Botti que apresenta feições que demonstram a busca por uma identidade nacional.

2- Cemitério Père-Lachaise (França)

Considerado o cemitério mais visitado do mundo, o Père-Lachaise, em Paris, é o mais famoso cemitério jardim e uma referência da arte de cemitério na Europa. O local foi Inaugurado em 1804 por Napoleão, ele rapidamente se tornou um símbolo de status e um destino de peregrinação de hordas de turistas anuais.

A arte de cemitério ali é marcada pela variedade de estilos, que vão desde o gótico ao Art Nouveau. Além disso, conta com a presença de mausoléus grandiosos, que se assemelham a pequenos templos.

O Túmulo de Oscar Wilde é um dos pontos mais famosos, tendo sido projetado pelo escultor Jacob Epstein. Para os românticos, há os túmulos dos amantes medievais Abelardo e Heloísa, que reforçam  a conexão entre a arte de cemitério e o folclore romântico.

3- Cemitério da Recoleta (Argentina)

Na América do Sul, a Recoleta é um cemitério conhecido mundialmente. Inaugurado em 1822, ele se tornou o local de descanso da elite portenha. Eles competiam em grandiosidade na construção de seus mausoléus.

Caminhar pela Recoleta é como visitar uma cidade em miniatura: o local é uma aula de estilos que vão do neogótico ao neoclássico e Art Déco. Muitos jazigos contam com vitrais, criptas subterrâneas e portas de bronze.

A Recoleta também é famosa por esculturas com profundo simbolismo, como os anjos guardiões e as figuras de luto.

Busque a Funerária Santa Casa 24h! 

Precisando de assistência funerária? Na Funerária Santa Casa 24h, oferecemos assistência funerária completa para tornar esse momento de adeus mais acolhedor e respeitoso. 

Conte com nossos serviços e entre em contato conosco.

Confira mais em nosso blog

Compartilhe: