Aniversário de pai falecido: por que e como celebrar?

O aniversário de pai falecido é uma data que não pode passar em branco. Pais presentes são importantes para o desenvolvimento do caráter de seus filhos. Eles acolhem, ensinam, sinalizam alguma atitude errada, entre outros aspectos. A personalidade de um indivíduo é moldada pela mãe e pelo pai. Por isso, perder um membro da família que representa aquele tipo de amor paterno é muito delicado. E cada aniversário do pai, mesmo já falecido, precisa ser lembrado. Lembrar de sua herança afetiva fortalece os laços daqueles que estão vivos. Confira agora o porquê e como celebrar o aniversário de pai falecido com a Funerária Santa Casa 24h. Continue lendo!

Por que celebrar o aniversário de pai falecido?

Celebrar este momento significa recordar os bons momentos vividos juntos. E agradecer por todas as ações feitas ainda em vida. Esta celebração pode juntar toda família a honrar o pai falecido. A ocasião é para ser um momento feliz e não triste. É claro que a emoção é muito forte. Mas, tente recordar sempre dos bons tempos juntos. Pois, por mais que o momento da perda seja difícil, é preciso sempre pensar nas coisas felizes. Esses fatos auxiliam a superação da por dentro da família. Simples gestos são transformadores para concretizar a memória de quem faleceu.

Ideias para homenagens

1- Tributo nas redes sociais

A primeira forma de celebrar é através das principais redes sociais. Facebook, Instagram e Tik Tok são ótimos canais para propagar a mensagem de homenagem. Com isso, uma alternativa é juntar algumas fotos do pai falecido. Você pode colocar no story, essa homenagem no Instagram durará 24 horas. Outra alternativa é fazer uma postagem e colocar uma linda legenda da rede social selecionada. Esta opção pode ser vídeo, foto estática ou as duas opções. Todos os familiares e amigos relembram o aniversário de pai falecido. E uma das consequências é que cada pessoa mostre o seu tributo nos comentários e até mesmo na própria rede social.

2- Fazer uma visita no túmulo

Ir até o cemitério pode gerar lembranças pesadas do sepultamento. Mas, fazer uma visita no dia do aniversário de pai falecido mostra o amor que ainda está vivo no coração dos familiares. O filme emocionante da Disney “Viva- A Vida É Uma Festa” aborda muito bem a importância de visitar e homenagear todas aquelas pessoas que já faleceram. Têm dias que a visita ao túmulo tem um significado ainda maior. Como, por exemplo, dia dos finados e no próprio aniversário do ente querido que se foi. Caso não se sinta confortável em ir sozinho. Não deixe de chamar um amigo ou parente para fazer companhia neste momento. Pois, a rede de apoio tornará tudo mais leve e bonito.

3- Escrever uma carta

Escrever nos ajuda a soltar os sentimentos presos na mente. Antigamente, não existia um mundo tão instantâneo como hoje. As mensagens de texto eram cartas, que às vezes, passavam de país para país por dias. Dias de espera por uma resposta e por notícias. Por isso, a pessoa só tinha aquele momento para falar com a mãe, pai, noiva ou irmã. Seus sentimentos mais puros e verdadeiros se desprendem no momento de escrita. Dessa forma, a carta possui esse poder. Ela nos ajuda a entender os nossos sentimentos. Escrever para o pai mesmo falecido é uma forma de compreender o que está passando pela cabeça. O filho(a) que era mais apegado pode ter dificuldades de aceitar a morte. Por isso, a carta ajuda a se expressar de uma maneira mais assertiva no momento.

Conte com a Funerária Santa Casa 24h!

Esse artigo te ajudou a entender por que e como celebrar o aniversário de pai falecido? Nós da Funerária Santa Casa 24h somos referência em assistência funerária no Rio de Janeiro. Podemos oferecer ajuda em outras coisas no momento delicado da perda de alguém querido.

Oferecemos plano funerário com cobertura completa incluindo cremação e translado de corpo. Contamos com uma equipe atenciosa para te ajudar nesse momento tão difícil. Entre em contato!

Compartilhe: